sábado, 27 de fevereiro de 2021

COM AVANÇO DA COVID-19, GOVERNO DO PIAUÍ AUMENTA RESTRIÇÕES NO ESTADO

                                                                                                           

No 247
O governo do Piauí publicou um decreto aumentando as medidas restritivas ao funcionamento do comércio e shoppings, nesta sexta-feira, 26, diante da escalada de casos de Covid-19 no estado. Ele também suspendeu festas e eventos e impôs lockdown aos finais de semana, com toque de recolher de 23h às 5h.     

A ocupação de leitos estaduais de UTI estava em 76% - 80% apenas na capital, Teresina. Com os anúncios dos sistemas de saúde à beira do colapso nos estados Sul e no Sudeste (principalmente em São Paulo), o governo do Piauí justificou as maiores restrições para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus.

“A taxa de ocupação dos leitos é altíssima, preocupa, mas a principal dificuldade neste momento é que as empresas não estão com capacidade de produção de alguns bloqueadores neuromusculares, que são usados na anestesia a pacientes entubados e estamos com restrição de medicamentos”, disse o presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Gilberto Albuquerque, ao Estado de S.Paulo.    

No Brasil, na quinta-feira, 25, foi registrado o pior dia da pandemia desde seu início. Em 24 horas, o País registrou 1.582 óbitos, batendo o recorde desde o início da pandemia, segundo os dados do consórcio de veículos da imprensa. Até então, o recorde havia sido em julho, quando foram registrados 1.554 óbitos. (...).  -  (Para continuar a leitura, clique Aqui).

................
A TV Clube, afiliada da Globo, mostrou pequenos comerciantes desta Capital se lamentando da crise brutal. No caso específico de Teresina, a agravante é a greve dos transportes coletivos, que se arrasta há dias. O Governo do Estado está oferecendo ajuda financeira (pequeníssima e de modesto alcance) para famílias carentes, visto que o fim do auxílio emergencial de R$ 600,00 + a já mencionada greve dos motoristas de ônibus, o desemprego e a pandemia estão formando a tempestade perfeita.

.Além de cuidar dos assuntos atinentes ao estado do Piauí, o governador Wellington Dias vem atuando como coordenador do Consórcio de Governadores do Nordeste, cujo núcleo científico até há pouco vinha sendo liderado pelo neurocientista (potiguar) Miguel Nicolelis, que, supomos, dele se afastou em face de os estados nordestinos (e certamente os demais) haverem descartado o lockdown amplo e geral, única alternativa, segundo ele, capaz de impedir que a pandemia comprometa até mesmo o Carnaval de 2022 (sobre Nicolelis
, este Blog publicou o post "Covid-19: Neurocientista Miguel Nicolelis Deixa o Comitê de Cientistas do Nordeste" - Aqui). Parece sensato dizer que as repercussões econômicas negativas constituíram o fator preponderante para o descarte da opção sugerida por Nicolelis.
.Isto posto, resta-nos torcer pelo sucesso das iniciativas do Governador - bem como reforçar a máxima em voga: "Isolar-se, se possível, lavar as mãos frequentemente e, claro, usar máscaras" - não obstante a ação perniciosa de figurinhas e figurões negacionistas deste País.

Nenhum comentário: