segunda-feira, 6 de janeiro de 2020

DAS ARTIMANHAS DE TIO SAM

.
De olho no domínio geopolítico mundial-petrolífero, tio Sam inventou que o Iraque estava produzindo armas químicas. Com base nessa farsa fez e aconteceu. No 'final',  retirou o grosso das tropas, mas lá deixou contingente bastante para assegurar sua influência e sustentar sua retórica de combate ao Estado Islâmico. Eis que agora, depois de invadir o espaço aéreo iraquiano,  perpetrar agressão ao direito internacional e ser formalmente instado a retirar-se do país, bate o pé e diz que de lá não sai. E para tanto se escora no argumento mais criativo de todos os tempos! 


Trump diz que EUA não sairão do Iraque até Bagdá pagar por base aérea no país

O presidente Donald Trump disse neste domingo (5), a bordo do avião presidencial, que as tropas norte-americanas só deixarão o Iraque se Bagdá pagar por uma base aérea dos EUA instalada no país.
Mais cedo, o Parlamento do Iraque aprovou uma resolução pedindo a retirada das tropas estrangeiras do país, incluindo as forças norte-americanas, que têm forte presença no território iraquiano.
“Nós temos uma base aérea extraordinariamente cara lá. Custou bilhões de dólares para construí-la, muito tempo antes de mim. Nós não vamos sair até que eles nos paguem por isso”, afirmou o presidente norte-americanos para jornalistas a bordo do Air Force One, segundo publicado pela agência Reuters.
Além disso, Trump ameaçou impor sanções contra o Iraque como “eles nunca viram” caso Bagdá realize atos hostis contra os EUA.
“Caso se verifique algum ato hostil, se fizerem algo que consideremos inaceitável, imporemos sanções contra o Iraque, sanções muito duras”, disse Trump.
O republicano também disse que a retaliação norte-americana fará as “sanções iranianas parecerem algo inofensivo”.
A tensão no Oriente Médio vem crescendo desde a morte do general iraniano Qassem Soleimani nos arredores de Bagdá, em bombardeio ordenado por Trump.  -  (Fonte: Aqui).

Nenhum comentário: