sexta-feira, 20 de dezembro de 2019

BOLSONARISMO E FASCISMO TÊM PARENTESCO?

.
"O FASCISMO original, que este ano completa um século, tinha elementos históricos específicos à situação da Itália ao fim da Grande Guerra de 1914". 
"...no caso do Bolsonarismo, os pobres não estão na equação...".
Considerando a corrupção e as aberrações, seria tragicômico, quando é tão somente trágico e prenhe de diversionismo.


Bolsonarismo e fascismo têm parentesco?

Por André Araújo

No meu artigo FASCISMO E TORCIDAS ORGANIZADAS (Reproduzido neste Blog sob o título "Um pouco de história: o Fascismo e as torcidas organizadas..." - Aqui) surgiu um comentário-pergunta sobre se o bolsonarismo é um tipo de neofascismo.
O FASCISMO original, que este ano completa um século, tinha elementos históricos específicos à situação da Itália ao fim da Grande Guerra de 1914.
O fascismo nasceu como um movimento reivindicatório relativo às más condições com que a Itália saiu do grande conflito, terminado em 1918 com a Itália como parte do bloco vitorioso após ter mudado de lado e sem ter, como esperava, benefícios dessa vitória. Regiões ao norte não foram incorporadas à Itália, a criação de um novo Estado nos Balcãs, a Iugoslávia, prejudicou a Itália no seu controle do Adriático. Mas, além das questões geográficas e geopolíticas, a Itália saiu do conflito em grave crise econômica e social que os Governos democráticos não sabiam resolver, abrindo espaço para um novo projeto politico que veio de um inspirado agitador socialista, Benito Mussolini, que rapidamente derivou para a direita e criou o modus operandi de um movimento de tomada do poder sobre um Estado enfraquecido.
O Rei da Itália, Vittorio Emmanuele III, também viu vantagens em se associar a esse novo projeto político que entendia como um fortalecimento da Monarquia. O fascismo não contestava o trono e sim o governo parlamentarista frágil do pós guerra, notadamente os gabinetes de Ivanoe Bonomi e Luigi Facta, este o predecessor de Mussolini no cargo.
Uma curiosidade histórica, o socialista Bonomi voltou à política italiana em 1948 como Presidente do Senado, um renascimento extraordinário atravessando o advento, o apogeu, a queda e a morte terrível de Mussolini.
A DIFERENÇA ENTRE FASCISMO E CONSERVADORISMO
A diferença básica entre um governo conservador e um governo fascista, ambos de direita, se dá pelo antagonismo entre estabilidade e agitação permanente. O CONSERVADOR quer estabilidade para usufruir de seu domínio sobre a propriedade e para tal precisa da estabilidade das instituições.
É o governo da aristocracia, dos lordes ingleses da Era Vitoriana. A classe alta quer usufruir de sua situação privilegiada com calma e tranquilidade.
Já o FASCISTA não quer estabilidade, ele necessita de um processo permanente de agitação, confrontação, agressividade e conquista, como o ciclista que precisa pedalar sempre porque se parar o movimento ele cai. Essa necessidade vem do fato de que o FASCISTA não tem a base sólida do direito e das instituições para lhe garantir o poder, quem garante o poder é o MOVIMENTO PERMANENTE, que não pode parar.
Assim, nos fascismos originais, da Itália e da Alemanha, a necessidade de conquista e agressão é da essência dos regimes. Hitler foi de conquista em conquista até a invasão da Polônia, começando pela reocupação da Renania, depois a incorporação da Áustria, a invasão e ocupação da Tchecoslovaquia até o desencadear da Segunda Guerra. A Itália fascista precisou invadir a Abissinia em 1935, correndo altos riscos de confrontação com o Império Britânico, para manter o regime em movimento.
O BOLSONARISMO
O bolsonarismo tem essa necessidade de MOVIMENTO PERMANENTE para se manter, nesse sentido é um movimento neofascista dentro de um regime democrático assim como o fascismo italiano foi inserido na Democracia até o caso Matteotti, com um governo ainda dentro das regras institucionais, mas logo derivou para um regime autoritário quando milicianos fascistas raptaram o líder socialista Giacomo Matteotti em 1924.
Na Alemanha, Hitler assumiu DENTRO DA REGRA DEMOCRÁTICA da República de Weimar em janeiro de 1933 e rapidamente derivou para o autoritarismo, especialmente após a morte do Presidente Hindenburg. Há elementos específicos no nazismo que não havia no fascismo italiano, o maior é a agressão à cultura que ocorreu na Alemanha e não ocorreu na Itália, assim como o antissemitismo que só contaminou a Itália já depois do início da Guerra e de forma mais branda.
No caso do Bolsonarismo há esse elemento de permanente movimento, que não havia no Regime Militar de 1964, conservador de direita, mas não fascista. No Governo Militar de 64 havia interesse e empenho na educação, criou-se o MOBRAL, a democratização do ensino universitário que até então era elitizado, criou-se a EMBRAFILMES e os intelectuais de direita, de alto nível, eram prestigiados. A política externa NÃO ERA IDEOLOGIZADA, nem a aliança com os EUA era automática. O Brasil enfrentou os EUA no reconhecimento do regime comunista de Angola e no desenvolvimento do acordo nuclear com a Alemanha, que sofreu dura oposição dos EUA, portanto o regime de 1964 era apenas CONSERVADOR e voluntariamente se extinguiu.
Já o Bolsonarismo tem elementos muito específicos, alguns próximos do fascismo, mas outros não. A anti-cultura é algo tão primitivo que nem se aproxima do nazismo, este era contra certo tipo de cultura, a “arte degenerada” mas era entusiasta da arte antiga, da música clássica, já o fascismo italiano era orgulhoso dos tesouros artísticos da Itália, que foram recuperados e protegidos pelo regime, era a favor da boa educação de qualidade, algo que o bolsonarismo não dá importância. Há um elemento de primitivismo terceiro-mundista no bolsonarismo que não vem do fascismo aculturado e nem do nazismo alemão.
MAS a maior diferença entre o Fascismo e o Bolsonarismo se dá na Economia. O Estado Fascista via a economia como parte integral do Estado, nada de economia de mercado, toda a atividade econômica era regulada e incentivada pelo Estado, na Alemanha nazista mais ainda, o Estado comandava a economia, esta se encaixava no Plano Quadrienal e o Ministro do Plano era o Marechal Goering, tudo era organizado pelo Estado e para o Estado.
Um regime neofascista dando ao MERCADO liberdade absoluta de ação é uma novidade que distingue o Bolsonarismo de qualquer regime fascista.
Essa LIBERDADE PARA O MERCADO não existiu no Fascismo italiano, no nazismo, no franquismo, no salazarismo, no Estado novo de Vargas, no peronismo que era na origem considerado um regime fascista, é uma novidade que significa coisa ainda pior que o fascismo, pois esse tinha como meta conseguir maior proteção social para os mais pobres e em grande parte conseguiu, enquanto no caso do Bolsonarismo os pobres não estão na equação.  -  (Fonte: Jornal GGN - Aqui).

Nenhum comentário: