terça-feira, 3 de dezembro de 2019

A CF 88 E O MASSACRE DE PARAISÓPOLIS


"Poucas horas antes do massacre destes jovens aí da imagem acima, em Paraisópolis, participei de um debate numa praça, promovido pelo movimento Copacabana por Direitos e por Diretas com o ex-prefeito e ex-senador Roberto Saturnino Braga. Nele, a propósito da pergunta de uma pessoa da plateia, que indagava sobre a necessidade de, desde a escola, dar-se conhecimento do que prevê a Constituição Brasileira.
Infelizmente, os acontecimentos daquela madrugada de sábado para domingo deram uma crua e horrenda veracidade do que disse ali: Constituição, para os pobres brasileiros, tornou-se o direito de não ser espancado, agredido, assassinado.
Separei um pequeno trecho do que disse e compartilho com os leitores."


(Do jornalista Fernando Brito, titular do Blog Tijolaço, texto - e vídeo - intitulado "Defender a Constituição é defender o direito à vida". 
Clique Aqui para conferir o texto original e o vídeo a que o analista se refere.
"Constituição, para os pobres brasileiros, tornou-se o direito de não ser espancado, agredido, assassinado." E é isto o que a torna tão perigosa e desprezível - complementariam as elites, segundo Darcy Ribeiro, que ponderava que as elites nacionais nunca se conformaram com o fim da escravidão).

Nenhum comentário: