quinta-feira, 12 de setembro de 2019

O DIREITO E A GUERRA DOS PORÕES

.
"...o direito sendo massacrado pelo poder de Estado conferido à Lava Jato, e pelo poder das milícias se apropriando do Estado."
Em relação a certo, poderoso personagem, incensado pela mídia e contando com a omissão (e até encômios) de autoridades supremas desde os primórdios, a conjuntura evoca as palavras ouvidas no mais importante gabinete do regime militar (anos de chumbo) a propósito dos inomináveis excessos praticados pelo SNI: "Nós criamos um monstro!".


A guerra dos porões e a demissão do Secretário da Receita
Por Luis Nassif
O Supremo Tribunal Federal (STF) está chegando ao seu maior teste: colocar um fim definitivo nos abusos dos porões.
De um lado,  a #vazajato expôs as  arbitrariedades e desrespeito às leis cometidos pela Lava Jato. E, aparentemente, ainda há material para uma boa temporada. De outro, há uma ofensiva de Jair Bolsonaro para esvaziar o poder paralelo que se implantou na República e que atrapalha o poder das milícias.
A psicologia dos porões é padrão em todas as épocas. Acuados, partem para o tudo ou nada. Variam apenas os instrumentos de pressão. Na ditadura, eram bombas no Riocentro, na OAB, em bancas de revista e no centro da cidade. Nos tempos atuais, por enquanto ainda é o uso da máquina do Estado para retaliar os críticos.
Uma série de ações mostra a ofensiva dos porões.
No caso Glenn-David Miranda, refez-se a parceria Lava Jato-Globo, mostrando a síndrome de escorpião do grupo e, provavelmente, os receios com revelações que possam sair futuramente da Vazajato acerca das relações promíscuas com a operação.
O problema desses irresponsáveis é que a reação contra eles será substituí-los por outro tipo de aparelhamento. É por aí que se entende a demissão do Secretário da Receita Federal Marcos Cintra.
A intenção é aproveitar sua substituição para demitir todos os subsecretários, que são auditores fiscais concursados. E também conseguir a demissão do auditor fiscal do porto de Itaguaí, pulmão da economia das milícias.
É o resultado final dessa enorme lambança: o direito sendo massacrado pelo poder de Estado conferido à Lava Jato, e pelo poder das milícias se apropriando do Estado.  -  (Aqui).

................

Dica de Vídeo

.Click Política: Ministros descobrem que Moro
mentiu para Teori no caso Lula ................... Aqui.

Nenhum comentário: