domingo, 29 de setembro de 2019

O DIA EM QUE O SUPREMO ADERIU AO ESTILO LAVA JATO


Invasão da casa de Janot: a vitória do estilo Lava Jato
Por Luis Nassif
Para o gozo individual, é um regalo assistir os grandes responsáveis pelo arbítrio dos últimos anos provarem dos seus próprios abusos. É o caso da Polícia Federal fazendo busca e apreensão na casa do ex-Procurador Geral da República Rodrigo Janot.
Para a democracia, é péssimo!
A desmoralização do dia começou com essa extravagância de Rodrigo Janot, de mencionar sua intenção de assassinar Gilmar Mendes. Se verdade, é caso para psiquiatra. Completa-se o quadro com a busca e apreensão em sua casa. Se um ex-PGR está sujeito a uma invasão de domicílio dessa ordem, como segurar os hunos contra outros cidadãos de menor visibilidade?
Para a turba, seria uma festa assistir os procuradores e juízes da Lava Jato responderem por seus abusos, os impiedosos, que se regozijavam com mortes de crianças e mulheres, que desumanizaram seus alvos, que faturavam em cima da destruição da economia brasileira, provarem do seu próprio veneno.
Mas, se forem alvos das mesmas arbitrariedades que exercitaram, na prática sairão vencedores: terão conseguido transformar a barbárie em nova norma do direito.  -  (Aqui).

................

De fato, de fato. Irrebatível.
A propósito, tendo presente que é obrigação do Supremo zelar pela Constituição Federal ('cabeça' do artigo 102), ou seja, considerando que o STF tem lado, e que a Lava Jato incorreu em distorções gritantes ao longo de sua trajetória, permitimo-nos destacar 'slogan' pinçado de comentário de um dos leitores do GGN: "Abaixo a barbárie, seja de que lado for!".
................

ADENDO
Mas há quem sustente o contrário: "Entenda por que a decisão de Moraes sobre Janot é impecável. Além de legal!" - Aqui -, por Reinaldo Azevedo, no UOL.
.Lida a substanciosa postagem, formulo a seguinte indagação: Não teria sido o caso de, preliminarmente, interpelar o senhor Janot, instando-o a manifestar-se sobre suas declarações - ou algo do tipo?

Nenhum comentário: