sexta-feira, 17 de maio de 2019

SEGUE O EMBATE JORNALISMO VIRTUOSO X JORNALISMO PERNICIOSO


O bom jornalismo está nas bocas (gíria dos anos 70); está dando o que falar. O jornalismo feito pelos veículos simpatizantes da esquerda, por exemplo, é pernicioso, maculado 'de origem'; ao contrário do outro, tão virtuoso: o jornalismo mostrado pelo JN e demais órgãos midiáticos. O "jornalismo mostrado", sim, pois, pelo visto (ou ouvido), o estilo RUBENS RICÚPERO prevalece: o que é 'pernicioso' não tem vez, o que é 'virtuoso' a gente mostra. 
Claro que não se iria exigir que o JN divulgasse matéria como esta, pois envolve uma empresa concorrente: 
"Demonstrando novamente falta de traquejo com a imprensa, o presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (16) que a Folha de S.Paulo não tem que contratar 'qualquer uma' para trabalhar no jornal. A declaração foi dada nos Estados Unidos, após a repórter Marina Dias questionar o chefe do Planalto sobre o bloqueio de recursos no orçamento da educação.
De acordo com o presidente, a jornalista tinha que entrar de novo 'numa faculdade que presta e fazer bom jornalismo'. Bolsonaro disse ainda que esta Folha não pode contratar 'qualquer uma para ser jornalista, ficar semeando a discórdia e perguntando besteira e publicando coisas nojentas por aí. É isso que vocês da Folha têm que fazer', disse.​
Segundo a matéria do jornal, 'enquanto respondia a pergunta, o presidente foi orientado pelo secretário de comunicação da Presidência da República, Fabio Wajngarten, a usar a palavra 'contingenciamento' e não 'corte' — expressão que o próprio Bolsonaro já havia utilizado em outros momentos durante a mesma entrevista". (Aqui).
...mas há inúmeras outras que merecem destaque no chamado "jornalismo pernicioso" e são solenemente ignoradas pelo "jornalismo virtuoso". Por exemplo: das SETE notícias divulgadas no boletim noturno do site Brasil 247 de ontem, 16 de maio, só UMA foi também abordada pelo JN: a que noticia o indeferimento do recurso apresentado por José Dirceu ao TRF4 e sua prisão imediata (Aqui). As SEIS restantes passaram em brancas nuvens: 'Lula: soberania é contraditória com a subserviência', "Capacho, Bolsonaro diz 'Estados Unidos acima de tudo' e provoca indignação", "Bolsonaro agride repórter da Folha e pede 'bom jornalismo'" (acima reproduzida), 'Senadores preparam ação contra Flávio Bolsonaro no Conselho de Ética', 'Michele Bolsonaro entra na mira do MP' e 'Haddad: decreto contra autonomia universitária foi represália aos megaprotestos'.
Vai ver, a turma do jornalismo virtuoso só frequenta boas faculdades. A faculdade dos cultores do outro jornalismo não presta. 

Nenhum comentário: