quarta-feira, 22 de maio de 2019

A HUAWEI E A GUERRA EUA X CHINA

.
A China, do lado de lá da muralha, faz a sua avaliação sobre o que se está a ver no front belicoso em que as donas do mundo se digladiam.
E quanto ao Brasil? Clique Aqui para conferir "Raio X do comércio com a China e a diplomacia fundamentalista bolsonariana", por Luis Nassif.


As tecnologias chinesas não são uma ameaça para o mundo

Por Zhong Sheng* (Aqui)

Uma autoridade norte-americana recentemente "alertou" o Reino Unido sobre sua aprovação para permitir que a empresa de telecomunicações Huawei ajudasse a construir algumas partes não essenciais da rede de dados 5G, dizendo que isso poderia permitir à China "controlar a internet do futuro" e "dividir alianças ocidentais através de bits e bytes”.


Além de tal difamação, o governo dos EUA chegou a colocar a Huawei em uma "Lista de Entidades”, para sufocar a empresa.

Há um bom tempo, algumas autoridades dos EUA têm corrido ao redor do mundo para espalhar acusações sobre uma possível ameaça tecnológica da China para o mundo. Em pura hostilidade paranoica, eles acusaram falsamente as auto-desenvolvidas tecnologias chinesas.
Como a justiça prevalece, uma mão limpa não necessita ser lavada.
Os EUA usam esse argumento porque têm ciúmes do desenvolvimento tecnológico da China e querem encontrar uma desculpa para lançar uma ofensiva política contra a China. As acusações, que são fabricadas por razões políticas, também pretendem conter o desenvolvimento chinês.
Schot. (Holanda).                          (No fundo, ambos se equivalem...)
Fatos falam mais alto que palavras. Até março deste ano, a China detinha 34,02% dos pedidos mundiais de patentes-chave relacionadas à tecnologia 5G, enquanto os EUA tinham apenas 14% de participação, de acordo com a empresa de dados de patentes alemã IPlytics.
Ouvindo algumas preocupações em âmbito doméstico, as autoridades norte-americanas ainda afirmam descaradamente que o 5G é uma corrida armamentista na qual os EUA são o único vencedor e protegerão a tecnologia do inimigo.
Tais observações indicam que os EUA aplicaram uma mentalidade de Guerra Fria à ciência e à tecnologia e tentaram amarrar o desenvolvimento mundial neste campo ao seu próprio em uma "panelinha", um movimento que vai contra a tendência dos tempos atuais.
Usando palavras infundadas para confundir e manipular as opiniões públicas, um país não mostrará nada além de suas más intenções, enquanto politicamente reprime o desenvolvimento científico e tecnológico de outros países.
No ano passado, a China liderou o ranking mundial com 4,18 milhões de pessoas fazendo pesquisa e desenvolvimento, e garantiu o segundo lugar tanto no número total de publicações científicas internacionais quanto no número de citações.
Ao mesmo tempo, a taxa de contribuição do progresso científico e tecnológico do país para o crescimento econômico aumentou para 58,5%. A China também ficou em primeiro lugar nos pedidos de patente e licenciamento globais e subiu para o 17º lugar em capacidade nacional de inovação em larga escala.
Todos esses números mostraram a transformação da China de uma fábrica mundial em uma plataforma de inovação global sustentada pelo trabalho árduo e criativo do povo chinês.
J. Bertrams. (Holanda).      (No fundo, ambos se equivalem...)
(...) no espaço, a China escreveu um novo capítulo da exploração lunar com o lançamento da missão Chang'e-4.
Ao mesmo tempo, a China continua realizando o "Belt and Road Science, Technology and Innovation Cooperation Action Plan", em parceria com outros países, para buscar quatro grandes iniciativas: a Iniciativa de Intercâmbio entre Pessoas para a Ciência e a Tecnologia, a Iniciativa de um Laboratório Conjunto, a Iniciativa de Cooperação com o Parque Científico, e a Iniciativa de Transferência de Tecnologia.
Os chineses injetaram confiança, trouxeram oportunidades e construíram uma ponte para a prosperidade da ciência e tecnologia no mundo.
Enquanto pessoas em todo o mundo desfrutam de benefícios mútuos proporcionados pela cooperação com a China em ciência e tecnologia, elas também notam que alguns indivíduos nos EUA estão tentando manchar as inovações da China nesse campo.
Desenvolver ciência e tecnologia com uma nova rodada de revolução tecnológica e transformação industrial requer uma visão global, para mudar o panorama mundial de inovação. O pensamento de Guerra Fria em relação à ciência e à tecnologia está fadado ao fracasso.
Nikola Listes. (Croácia).
“Qualquer tentativa de construir barreiras robustas está fadada a decepcionar. Esforços anteriores de controle tecnológico demonstraram que decidir quais tecnologias controlar e, em seguida, executar essas decisões, é extremamente difícil ”, disse James Steinberg, ex-vice-secretário de Estado dos EUA.
As pessoas que adotam essa retórica sobre as "ameaças da China" devem refletir sobre sua postura. Somente abertura e inovação levarão à prosperidade. Ao contrário, qualquer tentativa de derrubar a cooperação internacional em ciência e tecnologia sofrerá forte oposição de países e povos que amam a paz e desejam o desenvolvimento.
* (Zhong Sheng, um homônimo em Chinês para “voz da China”, é um pseudônimo frequentemente usado pelo Diário do Povo para expressar sua opinião sobre política externa)
....
A empresa chinesa Huawei lançou seu smartphone 5G nesta quinta-feira [16/V], e as operadoras de dados móveis estão se preparando para ligar a rede 5G em partes da Grã-Bretanha.
O HUAWEI Mate 20 X (5G) é o mais recente smartphone da Huawei que apresenta aos consumidores o 5G com uma experiência premium, incluindo conectividade de alta velocidade, desempenho extraordinário, tela grande, bateria de boa duração e muito mais. (...).

Nenhum comentário: