quinta-feira, 25 de outubro de 2018

UM DESAFIO E TANTO: FOI LÁ E FEZ


"Executivos do Ibope acabam de confirmar o que já se supunha estar acontecendo: Haddad cresce em todas as regiões e Bolsonaro cai. A curva do candidato do PT é nitidamente ascendente e a de Bolsonaro, descendente.

Não há garantia de que ocorrerá o cruzamento antes da eleição. Os institutos de pesquisa não têm como prever a velocidade destes movimentos, que são determinados, em parte, por uma reação do PT nas redes sociais com o objetivo de desconstruir Bolsonaro.

Em situações normais, seria muito difícil uma inversão de posições antes de domingo. Contudo, esta eleição tem apresentado um grau de imprevisibilidade tão grande que impede qualquer prognóstico seguro dos especialistas em pesquisa. O “tudo pode a acontecer” não é uma frase de efeito desprovida de razoabilidade. Neste momento a eleição está efetivamente em aberto.

Bolsonaro já sabe disto: reuniu hoje sua tropa e pediu dedicação absoluta a sua eleição, sem perda de tempo com as lutas regionais pelos governos dos estados. 

O apoio explícito de Ciro, que desembarca no Brasil nesta madrugada, pode ser o sopro que faltava a Haddad para acelerar seu crescimento.

A pesquisa do DataFolha, divulgada há pouco, confirma com números a informação: em uma semana, a diferença entre Bolsonaro e Haddad caiu de 18 para 12 pontos percentuais. Um inequívoco movimento de avanço de Haddad sobre as hostes de Bolsonaro."





(De Ricardo Bruno, post intitulado "Urgente: Haddad cresce, Bolsonaro cai", publicado no Brasil 247 - aqui.

Na tarde de hoje, 25, o Uol estampou manchete dando conta de que o presidente do Ibope afirmou que 'só tsunami tira vitória de Bolsonaro'. Curiosamente, a chamada logo foi retirada. De qualquer modo, cumpre dizer que, à vista do que se viu relativamente ao primeiro turno, a imprevisibilidade paira sobre as eleições 2018, muito embora a não efetivação da indispensável frente ampla democrática tenha tornado mais espinhosa a missão da equipe liderada pelo candidato Fernando Haddad.


Confronto de pesquisas divulgadas neste dia:


.Datafolha: 'Pesquisa mostra queda de seis pontos entre Haddad e Bolsonaro' - AQUI(Bolsonaro lidera com 12 pontos sobre Haddad nos votos válidos);

.CUT/Vox Populi: 'com apenas 5 pontos de diferença, virada está no horizonte' - AQUI. (Bolsonaro lidera com 6 pontos sobre Haddad nos votos válidos).

A propósito, clique aqui para ver análise de Marcos Coimbra sobre resultados e tendências. 

Para arrematar: 'Ato gigantesco em Recife marca virada e Haddad aposta na vitória' (aqui):



"... Existe 6% de eleitores indecisos e 8% de eleitores que declaram que irão votar branco ou nulo.
Além disso, 6% dos eleitores de Bolsonaro admitem a possibilidade de mudar o voto até a eleição. 
Na última pesquisa do Datafolha, Bolsonaro tinha 43% da preferência do eleitorado feminino, contra 39% de Haddad. Agora, o capitão da reserva tem 42% contra 41% do petista entre as mulheres.
Entre os jovens de 16 a 24 anos,Há uma semana, Haddad perdia por 9 pontos, de acordo com a última pesquisa Datafolha. Agora, vence numericamente Bolsonaro por 45% a 42% nessa faixa etária. 
Datafolha também mostrou que Haddad cresceu 7 pontos na região Norte e 4 pontos na região Sul.").  

Nenhum comentário: