segunda-feira, 17 de julho de 2017

GEOPOLÍTICA: AMÉRICA LATINA, PLANO ATLANTA E TEORIA DA CONSPIRAÇÃO


Trechos do debate entre leitores a propósito de artigo de autoria de Eduardo Vasco, intitulado "PLANO ATLANTA: O GOLPE JUDICIAL-MIDIÁTICO NA AMÉRICA LATINA" / A conspiração internacional para derrubar os presidentes progressistas do continente com  o uso da mídia e do Judiciário, publicado no Jornal GGN AQUI -:

"É um romance ficcional com começo, meio e fim.  A História e a política não são esquemáticas, com planos arrumadinhos como se fossem uma planta de edifício. Os EUA desde o fim da Guerra Fria não têm sequer uma visão programática para a América Latina, tanto que assistem de camarote a crise da Venezuela, sem mover um dedo.

Lula quando eleito em 2002 foi saudado por George Bush, que o recebeu com todas as honras em Washington, e o governo do PT teve todo apoio nos EUA. José Dirceu  esteve na capital americana muitas vezes e era considerado o homem-chave das relações com o Brasil, a ponto da Secretária de Estado Condolezza Rice vir a Brasília em 2006 (...) e pedir para almoçar com Dirceu antes de se encontrar com Lula; Dirceu estava em Caracas e voou a Brasília para o almoço com Condolezza. Nunca houve esse plano de derrubar Lula, que tinha na Presidência Bush melhor receptividade em Washington do que tivera antes FHC com Clinton; Bush gostava muito de Lula.

Para haver um plano desse tipo seria necessário que houvesse em Washington um "poder central" que nunca existiu: na mudança de Partido na Casa Branca se desmonta todo o comando anterior e vem um novo com ideias completamente diferentes. Muda o Subsecretário para o Hemisfério Ocidental; há muito tempo não há uma política para a região.

A verdade é que para o bem ou para o mal NÃO existe uma política americana para a América Latina, a região está fora do radar das intenções e preocupações de Washington, os EUA na gestão Trump NÃO têm politica para área alguma do planeta, são um caos de falta de planejamento de política externa, a Presidência Trump a cada manhã pensa de uma forma sobre qualquer  região. Pessoas como o autor dessa ideia de "Plano" continuam pensando como no tempo da Guerra Fria, quando a AL era importante porque estava inserida dentro do conflito ideológico URSS x Mundo Ocidental; com a queda do regime da URSS a América Latina deixou de ser objeto de preocupações em Washington, os últimos Subsecretários de Estado para a região foram fraquíssimos a ponto de depois de Otto Reich e Roger Noriega ninguém lembrar o nome de algum Subsecretário para a área, são nomes inexpressivos, como Roberta Jacobson, que mal sabia onde ficava o Brasil;  Otto Reich vinha a cada dois meses ao Brasil e conhecia todo mundo aqui, isso foi durante o governo Lula.
Mais ainda, a América Latina é composta de realidades muito diferentes derivadas da política interna de cada País, como por exemplo o Equador, onde governos progressistas usam o DÓLAR como moeda nacional, o que exige acordos de colaboração direta e organizada com o FED, banco central americano, a Bolívia é pais bolivariano mas com gestão econômica conservadora. O único País onde a mão americana hoje tem impacto é o México, por causa do NAFTA e da grande fronteira física e comercial com os EUA; para os demais não há politica alguma, o que até é ruim.
Os problemas políticos e econômicos da América Latina são gerados dentro dos Países e a culpa das mazelas é nossa; não adianta procurar demônios externos, é puro diversionismo intelectual, e vou ser ainda mais direto: não há inteligência em Washington para operar um PLANO ATLANTA se isso existisse."  -  (André Araújo).

....
"Que seja factoide essa história de Atlanta, mas o "modus operandi' de derrubada de governos é exatamente o mesmo em todos os países onde houves mudanças abruptas de comando.
Se não é o governo yankee que está por trás, certamente é o poder econômico (irmãos Koch?) que influencia e interfere nos órgãos públicos de lá.
A "estória' pode não ser de todo verdadeira, mas que parte desta 'ficção" é realidade, isso não se pode negar."  -  (Um leitor que se utiliza de pseudônimo).
....
"A politica externa de uma potência reflete ciclos históricos específicos, nunca é 'sempre a mesma'. Nos primórdios e durante a Segunda Guerra a política de Washington era o Pan Americanismo de Roosevelt, organizado pelo Escritório de Assuntos Panamericanos, comandado por Nelson Rockefeller, FORA da estrutura do Departamento de Estado (o que provocava crises terríveis com os diplomatas), toda uma política direcionada a combater a Alemanha e o Japão. Na Guerra Fria a política para a América Latina era evitar uma nova Cuba. Depois do fim da URSS esse ciclo ACABOU. Não há interesse estratégico dos EUA na América Latina porque esta não significa nenhum perigo quer nuclear, quer de terrorismo, quer comercial, é zona de risco zero para os EUA, dai a despreocupação; hoje Washington já tem preocupações suficientes com a Rússia, com a Ucrânia, com a Síria, com o Iraque, com a China, com a Coreia do Norte, aqui não tem nada que chame a atenção de Washington.
Quanto ao Departamento de Estado, não é nem nunca houve um poder desse organismo sobre a Casa Branca, a estratégia geopolítica dos EUA NÃO é dada pelo Departamento de Estado, e sim pelo Conselho Nacional de Segurança, que fica na Casa Branca e está acima do Departamento de Estado e do Pentágono."  -  (André Araújo).

................
('Não há inteligência em Washington para operar um Plano Atlanta...' mas grandes companhias privadas americanas podem, sim, ter a inteligência necessária. Afinal, interesses por aqui elas têm de sobra, e a NSA sabe disso - o Pré-Sal está aí, o petróleo venezuelano também (a Venezuela fornece, hoje, algo como 20% do petróleo consumido nos EUA, e é detentora da segunda maior reserva de petróleo do mundo, só sendo superada pela Arábia Saudita. Um dos grandes méritos dos EUA, aliás, é o de apoiar incondicionalmente as iniciativas de empresas norte-americanas em quaisquer paragens mundo afora. Mas, faz certo sentido a afirmação de que "problemas políticos e econômicos da América Latina são gerados dentro dos Países e a culpa das mazelas é nossa; não adianta procurar demônios externos". Mas isso não afasta a possibilidade da celebração de 'parcerias' e conchavos entre agentes internos e externos no âmbito geopolítico).

Nenhum comentário: