sábado, 18 de fevereiro de 2017

STF: UMA CURIOSA DECISÃO


A mais recente decisão inacreditável do STF

Por Pedro Breier

O STF demonstra dia após dia que o poço de empáfia no qual afunda o Judiciário brasileiro não tem fundo.
A mais recente peripécia dos “excelentíssimos” ministros é uma decisão de (anteontem) no sentido de que presos em celas superlotadas devem receber indenização do Estado.
O caso analisado pelo STF é o de um cidadão que estava em uma cela com capacidade para 12 pessoas mas que abrigava 100. O condenado tinha que dormir com a cabeça no vaso sanitário.
O STF decidiu que ele merece uma indenização de R$ 2 mil por conta disso.
A desproporção salta aos olhos: R$ 2 mil reais de indenização por ficar preso em condições sub-humanas, de fazer inveja às masmorras medievais, é uma piada de enorme mau gosto.
Três ministros foram um pouco mais sensatos e propuseram que nesses casos o preso deveria ter o seu tempo de pena abreviado.
Mas o mais esdrúxulo é que o próprio STF contribuiu enormemente para agravar o problema da superlotação dos presídios brasileiros ao autorizar a prisão após a condenação em segunda instância, em clara afronta ao princípio da presunção da inocência.
Quão surreal é autorizar o aumento do número de prisões para depois dizer que o Estado deve indenizar quem for mantido preso em celas superlotadas?
O STF representa perfeitamente o que o Judiciário brasileiro se tornou: um poder hipertrofiado, conservador e completamente sem noção.
No mundo encantado dos que têm cargo vitalício, salários nababescos e não precisam prestar contas à população – só à Globo – tudo é muito fácil.
Os eleitos pelo povo que se virem para governar.  -  (Blog O Cafezinho - Aqui).
...............
Sem comentário.

Convém registrar, porém, que certos 'críticos' julgam questionável não o fato de o STF manter inalteradas as penas dos presos ou estipular uma 'indenização', mas a preocupação da Suprema Corte relativamente às condições oferecidas a meliantes pelo Estado brasileiro, enquanto as vítimas e seus parentes são tratadas com indiferença.
(Contudo, vale a pena dizer que 'n' leitores não conseguiram se conter e deploraram mais essa).

Nenhum comentário: