quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

CALMA, TUPÃ JÁ ENSINOU O ESSENCIAL

Mariano.
....

"O novo presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai), Antonio Fernandes Toninho Costa, que assumiu o cargo em janeiro deste ano, provocou sua primeira polêmica frente ao cargo ao declarar, ao jornal Valorque é preciso que as aldeias "sejam auto sustentáveis" e é preciso "ensinar os índios a pescar".
Ainda na entrevista, Toninho Costa disse que o momento da "Funai assistencialista" não cabe mais. A afirmação não foi bem aceita pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi). "Talvez ele pudesse inverter as palavras, deixar os indígenas ensinarem a Funai a pescar. Ele é que está chegando agora, então seria bom ensinar (a ele) o rumo, abrir o espaço para um diálogo com os povos indígenas que são aqueles que sabem para onde querem ir", afirmou o secretário-geral do Cimi, Gilberto Vieir, em entrevista à TVT.
O secretário-geral do Cimi disse que a indicação de Toninho Costa, no primeiro momento, agradou os movimentos sociais que atuam junto aos povos indígenas e lembrou que o novo presidente da Funai viveu muitos anos em áreas de demarcação, trabalhando diretamente com os indígenas e possui comprovada formação acadêmica na área.
Entretanto, Gilberto lembra que a Funai terá dificuldade mais para atuar nas questões de saúde, educação e nos conflitos de terra em áreas críticas, como no Mato Grosso do Sul, pois a fundação atua com poucos colaboradores e um orçamento cada vez mais enxuto, por causa da política de cortes na área social promovidas pelo governo Temer. "Ele pega a Funai em um momento extremamente conturbado, na parte financeira, nas próprias iniciativas que o governo Temer tem feito, com uma portaria limita a demarcação de terra. É esse o contexto do presidente da Funai, que tem o orçamento reduzido", explica. (...)."
(Para ler na íntegra o post "Novo presidente da Funai diz que 'é preciso ensinar índios a pescar'", da redação da Rede Brasil Atual, clique AQUI).

Nenhum comentário: