quarta-feira, 20 de agosto de 2014

ESE TIPO SOY YO

Roberto Carlos por Fernandes.

Êxito na América Latina reitera força d'aquela canção do Roberto' de 2012

Lançado esta semana por Roberto Carlos na América Latina, nos Estados Unidos e na Península Ibérica, o EP Ese tipo soy yo - versão hispânica do EP Esse cara sou eu, lançado no Brasil em novembro de 2012 - foi direto para o topo da parada de singles do iTunes em nada menos do que onze países (Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, Equador, México, Paraguai, Peru, Panamá, Republica Dominicana e Venezuela). O êxito do disco nesses onze países reitera a força e a vocação para hit daquela que pode ser considerada a última grande canção do Roberto. Mesmo que não resista a comparações com os clássicos empilhados pelo Rei nas paradas dos anos 1960 e 1970, Esse cara sou eu (Roberto Carlos, 2012) - rebatizada Ese tipo soy yo na versão em espanhol escrita por Roberto Livi - é canção que gruda na mente. É uma música simples, mas envolvente, capaz de passar sua mensagem com clareza - qualidade de toda grande canção do Roberto. Talvez por isso mesmo Esse cara sou eu tenha devolvido ao cantor brasileiro a fama de grande vendedor de discos em escalada avassaladora nas paradas que parece já estar se repetindo no mercado latino-americano.

Quando ninguém mais esperava nada de Roberto, inclusive a gravadora Sony Music, eis que o Rei  comprovou sua majestade e sua aliança com o público em época de impopularidade na mídia graças às suas controvertidas tomadas de posição favorável em relação à proibição prévia de biografias não autorizadas. Tanto que Esse cara sou eu já tem lugar de honra na história de Roberto. Lugar que está sendo ampliado com a edição na América Latina de Ese Tipo soy yo, EP que traz versões em espanhol (todas de Roberto Livi) das mesmas quatro músicas do EP brasileiro. O funk melody Furdúncio (Roberto Carlos e Erasmo Carlos, 2012) virou Loco por ella. La mujer que amo é a versão em espanhol de A mulher que eu amo, canção lançada pelo Rei na trilha sonora da novela Viver a vida (TV Globo, 2009). Já Tu regresso é a versão de A volta, fiel à gravação feita por Roberto em 2004 com sua versão da música lançada em 1966 nas vozes da dupla Os Vip's.

Não, esse cara de 73 anos ainda não é carta fora do jogo da indústria do disco. (Fonte: aqui).

................
Manter-se em evidência cinquenta e tantos anos depois do estrelato não é pra qualquer um.  Vai ver, Roberto inspira-se em seu ídolo Tony Bennett, que, aos 88, completados no último dia 3, continua firme no show bizz americano.

Nenhum comentário: