quarta-feira, 9 de setembro de 2009

OS PIBS


Segundo a UNCTAD, agência da ONU para o comércio e o desenvolvimento, a economia dos EUA sofrerá retração de 6,5% em 2009, enquanto os países desenvolvidos terão queda de 4,1%. Para a agência, o Brasil também colherá frutos amargos, mas bem menos letais que os citados, com o que o Brasil discorda, sustentando que alcançará resultado positivo.
.
Mas, vejamos como estão os parceiros dos EUA no NAFTA, até o segundo trimestre de 2009:

.............................................Canadá........ México

.1° trimestre ....................... - 5,4%............ - 8,2%

.2° trimestre ....................... - 3,2%........... - 10,3%

Se o Brasil tivesse aderido à ALCA (um quase NAFTA ampliado), estaria hoje à deriva. O país seguiu linha diversa, ampliando as parcerias comerciais mundo afora, combatendo as desigualdades (o que elevou o poder de consumo interno), implementando o PAC e ampliando o crédito para a marca inédita de 45% do PIB, via os agentes públicos que escaparam da privatização (BNDES, Caixa, Banco do Nordeste e Banco do Brasil).

Depois de sofrer queda de 0,8% no primeiro trimestre, o PIB do Brasil no segundo poderá chegar a 2%. (O Chile, sempre citado pelos críticos do modelo brasileiro, nos últimos meses vem sendo 'ignorado'. É que amargou - 2,1% no primeiro trimestre e - 4,5% no segundo. A ALCA andou por lá...)

2 comentários:

Enoisa Veras disse...

Concordo totalmente com vc, caro Dodó. Se a ALCA não tivesse sido barrada, estaríamos vivenciando um caos inimaginável!! Em primeiro lugar, nem existiriam mais quaisquer indústrias nacionais...Abraços!! Enoisa

Dodó Macedo disse...

Enoisa,

Grato por seu comentário.
Um abraço,
Dodó.