segunda-feira, 10 de agosto de 2009

LEITURAS INFINITAS






Agosto 2009: há 400 anos, na torre de São Marcos, em Veneza, Galileu Galilei exibiu aos senadores o telescópio, um pequeno tubo com duas lentes nas extremidades. Surgia um mundo novo - se bem que desde há muito antevisto (Hiparco, Aristarco de Samos - e, 3000 anos antes deles, os babilônios -, Nicolau Copérnico e Giordano Bruno).

As lentes, de vidro, teriam sido feitas por um fabricante de óculos, o alemão Hans Lippershey, que as repassou a Galileu. Em 1668, o matemático e físico Isaac Newton substituiu as lentes por espelhos, eliminando as distorções que o vidro produzia. Os telescópios passam, assim, de refratores a refletores.

De 'viva vista' ou mediante hipóteses matemáticas, foram distinguidos: anéis de Saturno, fases de Vênus, manchas solares etc. Uma das primeiras imagens que Galileu viu com seu telescópio foi o 'Aglomerado da Colmeia', cintilando na constelação de Câncer.

A questão é que Galileu nasceu em 1564, um ano após o Concílio de Trento (1545 a 1563), que marcou a Reação da Igreja, a Contra-Reforma (reforma Protestante de 1517, de Martinho Lutero e suas 95 teses). A Igreja abominava, então(?), qualquer passo fora do quadrado: heliocentrismo (ao invés de geo), 'outros mundos'. Daí a Companhia de Jesus e o Tribunal do Santo Ofício. O certo é que o Galileu do 'EPPUR SI MUOVE' só alcançou a absolvição em 1999. (Frase do Cardeal Tarcisio Bertone, secretário de estado do Vaticano, em 2008: '(Galileu Galilei foi) um homem de fé que viu a natureza como um livro escrito por Deus').

Tudo está deliberadamente embolado. O propósito único é o de mostrar o quanto é bom ler sobre cada um dos ingredientes dessa salada. Ciência, Religião, História, Direito (canônico), Economia (o 'egoísmo altruista' do Protestante Adam Smith e sua 'A Riqueza das Nações'). Fantástico mundo das leituras infinitas!

Voltemos aos telescópios. Os maiores do mundo: no espaço, o Hubble; o Gran Telescópio Canárias, na Espanha, e os 2 Heck, no Havaí. O Gran e os Heck têm espelho principal com resolução de 10,4 m e 10 m cada um, respectivamente. Em 2012 será iniciada a construção do Telescópio Gigante de Magalhães, Observatório Las Campanas, Chile. A conclusão está prevista para 2019; espelho principal: 24,5 m. Vai enxergar o inimaginável.

Por falar em inimaginável, convém anotar:

.os ganhadores do Prêmio Gruber de Cosmologia (Jeremy Mould, Wendy Freedman e Robert Kennicutt) determinaram, em 1999, a idade do Universo: 13,7 bilhões de anos;

.há, no Universo, 1 trilhão de galáxias (ou, quem sabe, 10 trilhões, ou...), e em cada galáxia até 500 bilhões de estrelas;

.a Via Láctea, galáxia onde está o Sistema Solar (da estrela Sol, de 'quinta grandeza', conforme se frisava no curso primário), tem 100.000 anos-luz de extensão;

.o Sistema Solar, onde está a Terra, fica a 26.000 anos-luz do centro da Via Láctea. É mais periférico do que central;

.em 1929, Edwin Hubble observou que o Universo está se expandindo; há dez anos, notou-se que a expansão está se acelerando. Como corpos no espaço têm massa, acreditava-se que a gravidade estivesse fazendo a expansão do Universo desacelerar. Daí a perplexidade. O motivo: uma força estranha e desconhecida, batizada de energia escura. Ela está fazendo tudo se afastar cada vez mais rápido. A energia escura representa 70% de tudo aquilo que existe no Universo, mas ninguém sabe dizer de onde ela vem.

Galileu, por aqui, certamente estaria exultante. Enigmas em série. É até possível que com ele ocorresse o que se passou com a astrônoma Aileen O'Donoghue, da Universidade de St. Lawrence, em Canton, Nova York, que ora auxilia o padre jesuíta Christopher J. Corbally, vice-diretor do Grupo de Pesquisa do Observatório do Vaticano, em Mount Graham, Arizona, Estados Unidos (há uma longa intimidade da Igreja com as estrelas...).

O'Donoghue, que foi criada no catolicismo, é autora de 'O Céu Não é um Teto: A Fé de um Astrônomo', onde descreve como perdeu e reencontrou Deus 'na vastidão, na estranheza, na abundância, na aparente falta de sentido, e até mesmo na violência deste incrível Universo'.

Eis aí mais um título para entrar no rol das 'leituras infinitas'. E viva Galileu.

Nenhum comentário: