sábado, 25 de setembro de 2021

CRIANÇAS LEVAM O PESO DO MUNDO

            "E Eu Achava Que Minha Mochila Fosse Pesada,,,"

Jeff Koterba. (EUA). 

................

Os membros da Avaaz acabam de financiar a maior pesquisa já feita sobre a ansiedade climática em crianças e jovens, que entrevistou 10 mil pessoas em 10 países de todo o mundo. Em todos os países, o resultado mostra que a ansiedade sobre a crise planetária é muito elevada. E não é apenas porque estamos a assistir a desastres climáticos devastadores, mas também porque os governos não tomam medidas significativas e consistentes para barrar a crise.

Ainda podemos parar a mudança climática descontrolada. Sabemos o que é necessário e o que os governos devem fazer. Mas isso exigirá vontade política e determinação ousadas -- e, lamentavelmente, isso tem faltado. No entanto, as coisas estão em movimento, há uma nova dinâmica, e ainda há imenso espaço para uma esperança enorme e fundamentada.

(...)

A ansiedade climática é a preocupação, a frustração, a dor e até mesmo a raiva ligada à realidade da crise climática e ao fracasso contínuo dos nossos governos em responder com a urgência que ela exige.

As pessoas sentem-se traídas pelos líderes e assustadas com o futuro. Estes sentimentos são desconfortáveis e difíceis -- mas são uma resposta perfeitamente normal à destruição do mundo natural aliada à inação política. 

Não se trata de ‘consertar’ ou ‘resolver’ a nossa ansiedade, mas de aprender a viver com ela. Para cada um de nós, trata-se de reconhecer esses sentimentos e respeitá-los, para que possamos envolver-nos na crise e responsabilizar os nossos líderes, sem cair em desespero ou negação.

Os nossos sentimentos de ansiedade frequentemente têm origem em um amor profundo e genuíno pela natureza e pelo planeta. De que modo poderíamos não nos sentir ansiosos? Os nossos sentimentos não são o problema. O problema é a realidade da crise, combinada com o fracasso político.

(Trechos de mensagem de participantes da Avaaz - Aqui -, recebida por e-mail). 

Ou seja, Crianças Passam a Levar o Peso do Mundo Futuro, se é Que Existirá, Ainda, Meio Ambiente.

Nenhum comentário: