domingo, 27 de dezembro de 2020

MANCHETES ACOPLADAS

.
 - I -

"MAIS PANDEMIAS VIRÃO", E É NECESSÁRIO INVESTIR EM PREPARAÇÃO, DIZ DIRETOR-GERAL DA OMS
.
O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, disse no sábado (26) que novas pandemias são inevitáveis e fez um apelo pelo aumento do investimento em preparação para futuras crises sanitárias mundiais

Sputnik/247 - "Nos últimos 12 meses, nosso mundo virou de cabeça para baixo", disse Ghebreyesus em um discurso em vídeo marcando o primeiro Dia Internacional de Preparação para Epidemias, no sábado (26).

O diretor-geral da OMS acrescentou que antes do início da pandemia do novo coronavírus, em março deste ano, houve muitas análises e relatórios dizendo que o mundo não estava pronto para tal crise.

"Todos os países devem investir em capacidades de preparação", enfatizou o chefe da OMS, apontando ainda que "a verdadeira preparação não é apenas um trabalho para o setor de saúde" e requer "uma abordagem de todo o governo e de toda a sociedade".

Ghebreyesus ressaltou que as pandemias são parte da história da humanidade, o que aponta que a pandemia da covid-19 "não será a última pandemia e as epidemias são um fato da vida". O diretor da OMS afirmou também que devemos aprender as lições da atual pandemia para garantir uma preparação mais adequada para crises futuras.

De acordo com as últimas estimativas publicadas pela OMS, há mais de 78,6 milhões de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no mundo, enquanto o número global de mortes passa de 1,7 milhão. Já os dados da Universidade Johns Hopkins apontam que o número de casos é ainda maior, com mais de 80,2 milhões de diagnósticos confirmados, além de 1,75 milhão de mortes.  -  (Aqui).

................

- II -

MÁSCARA BLOQUEIA 99,9% DAS GOTÍCULAS GRANDES QUE TRANSMITEM CORONAVÍRUS, APONTA ESTUDO


No 247 - Um estudo publicado pela revista científica Royal Society Open Science, produzido por pesquisadores de diferentes universidades do Reino Unido, apontou que usar uma máscara cirúrgica ou feita à mão libera menos de uma gotícula grande de saliva a cada mil disparadas durante a fala ou a tosse.

De acordo com a publicação, as máscaras capturam 99,9% das gotículas de saliva com mais de 20 micrômetros. A informação foi publicada pela CNN Brasil

O estudo também reconhece que é "extraordinariamente difícil determinar" qual perfil de gotícula é mais transmissível.

"O aerossol (conjunto de gotículas microscópicas) é agora amplamente aceito como uma via contributiva de transmissão do vírus SARS-CoV-2 e, se mais tarde for determinado como o principal fator de infecção, nossos resultados podem superestimar a eficácia das coberturas faciais", alerta o relatório.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: