sábado, 26 de dezembro de 2020

MANCHETES ACOPLADAS

.
 - I -

Ex-ministro da Saúde no governo de Jair Bolsonaro, Nelson Teich alertou nessa sexta-feira (25) que o Brasil tem um grande número de notificações de mortes (não computadas) causadas pelo novo coronavírus. Segundo Teich, o País, atualmente com mais de 190 mil óbitos. já deve ter cerca de 230 mil mortes pela doença. 


EX-MINISTRO DA SAÚDE DIZ QUE 230 MIL PESSOAS JÁ MORRERAM DE COVID-19 NO BRASIL

O texto do ex-ministro:

"A Covid-19 é a pior pandemia que o Brasil já viveu, ela é mais grave que a Gripe Espanhola.

O Brasil marcou ontem, dia 24 de dezembro, 190 mil mortes. Se incluirmos nesse número as mortes subnotificadas, que conservadoramente representam 20% do total atual, estamos atualmente com cerca de 230 mil mortos pela Covid-19 e os números crescem de forma significativa. Como aconteceu no início da pandemia, não é possível saber onde esses números vão chegar.   

Os relatos históricos da Gripe Espanhola apontam um pouco mais de 35 mil mortes no Brasil nos anos de 1918 e 1919. Pelos dados do IBGE, em 1920 o Brasil tinha 30.6 milhões de habitantes. Se ajustarmos a mortalidade daquela época para os dias atuais, onde o Brasil tem aproximadamente 212.4 milhões de habitantes, o número equivalente de mortes em 2020 seria de aproximadamente 243 mil mortos. É impossível projetar e saber com precisão quantas mortes acontecerão no Brasil pela Covid-19, mas com a situação atual, onde existe um crescimento significativo de casos e mortes, as mortes pela Covid-19 vão com certeza superar as da Gripe Espanhola.    

Esses números mostram como a situação é grave, difícil e incerta. Essa situação demanda que as pessoas se cuidem cada vez mais até que uma solução chegue e essa solução da Covid-19 depende das vacinas e programas de vacinação eficazes. Felizmente essa realidade parece próxima.

Esse período do Natal e Ano Novo combina sentimentos especiais. O Natal realça a importância da família, das amizades, do cuidado e da cooperação. O Ano Novo traz a esperança de transformação, mudanças rápidas e dias melhores, mas nesse momento, esses dias melhores e especiais que buscamos vão depender muito mais de ações do que de orações e promessas. Cada um vai ter que buscar o equilíbrio ideal para si e para os que com ele se relaciona, mas seja qual for esse equilíbrio, cuidados que diminuam o risco de transmissão da Covid-19 são fundamentais.

Momentos como o atual demandam dos dirigentes, humanidade e nobreza, características que não existem quando posições pessoais e políticas são definidas como uma prioridade. Sempre é tempo para colocar o bem estar e a qualidade de vida da sociedade e dos cidadãos como a razão maior dos governantes e governos. Precisamos disso muito rápido.

Que o Natal traga paz e resistência para que possamos passar por esses momentos difíceis, e que nos dê também a sabedoria para que consigamos encontrar as melhores soluções o mais rápido possível."  -  (Fonte: Brasil 247 - Aqui).

- II -

GILMAR MENDES DEFENDE VACINAÇÃO 'URGENTE' CONTRA COVID-19 EM TODO O PAÍS 


O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes  defendeu nessa sexta-feira (25) uma campanha de vacinação urgente contra a Covid-19, no momento que países como México e Chile iniciam a imunização em massa e o Brasil não possui plano efetivo no combate ao vírus.   

"Vacinas não possuem ideologia. Sua função científica é salvar vidas, como há tantos anos o fazem. (...).", escreveu nessa sexta-feira, 25, o ministro do STF, em seu perfil no Twitter.

"A imunização é urgente e deve abarcar todo o país. Devemos confiar nos critérios de prioridade estabelecidos pelas autoridades sanitárias", acrescentou.  -  (Aqui).

................

De onde se conclui que muitas vezes o óbvio tem de ser repetido até dizer chega. Na contramão dos países responsáveis, o Brasil se limitou a uma única vacina. A vacina sofreu um incidente de percurso, o tempo passa, o Brasil se mantém como que atônito, enquanto cerca de quinze países mundo afora já deram início ao processo de vacinação.  

Vacinação emergencial, por sua vez, estaria descartada.

E ainda há quem sustente que o Brasil é referência mundial em matéria de enfrentamento da pandemia!!

Nenhum comentário: