quarta-feira, 10 de julho de 2019

O ÚLTIMO REGISTRO DE JOÃO GILBERTO

O Brasil, mediante ato do Senado da República, decretou luto de três dias em face da morte do imortal João Gilberto. Nada mais justo. Palmas para o gênio.
(Época).
João Gilberto: No último registro, a palavra única do violão
O último registro de João Gilberto de que se tem conhecimento até agora mostra o artista dedilhando as cordas de um violão em seu apartamento no Leblon, no Rio de Janeiro.
Os vídeos foram gravados pela jornalista Paolla Serra, amiga de João Gilberto, em março — três meses antes de o criador da Bossa Nova morrer, aos 88 anos, no último sábado, 6 de julho.
Paolla, que ficou amiga da família no começo deste ano, fez quatro visitas a João Gilberto ao longo de 2019.
Um dos encontros proporcionou à jornalista uma experiência mais próxima de João. No dia 22 de março, Paolla se ofereceu para cuidar do artista durante uma saída da família e passou cinco horas sozinha com ele.
(…)
Foi aí que o músico pegou um dos violões e começou a tocar o que parecia ser a canção.
Logo parou: João Gilberto confessou não lembrar como tocá-la.
(…)
Segundo a jornalista, o músico usou a palavra “absurdo” para descrever a situação política atual e a escolha de Jair Bolsonaro para presidente da República. Também criticou o fato de o ex-presidente Lula estar preso.
Mesmo estando sempre lúcido, Paolla se impressionou pelo fato de o músico  demonstrar não conhecer  sua própria dimensão. Ela perguntou se o motivo de João Gilberto não sair de casa seria o medo de ser reconhecido na rua. João mostrava-se surpreso com o fato de ser famoso.
“Ele não tinha essa imagem, não achava que era o papa do negócio, chocou-me um pouco como ele não tinha noção de a que ponto a música dele chegou”.  -  (De Guilherme Amado, Eduardo Barretto e Naomi Matsui na Revista Época - via DCM).

Nenhum comentário: