quarta-feira, 3 de julho de 2019

DA LIBERDADE DE IMPRENSA

"Se a liberdade significa alguma coisa, será sobretudo o direito de dizer às outras pessoas o que elas não querem ouvir."  -  (George Orwell).
(Ilustração)
Moro, PF e Coaf se recusam a confirmar investigação contra Glenn Greenwald
Do Jornal GGN
O ministro da Justiça Sergio Moro, o comando da Polícia Federal e o Ministério da Economia, pasta responsável pelo Coaf, não respondem se existe, como divulgado pelo Antagonista na terça (2), uma investigação sobre as finanças do jornalista Glenn Greenwald, do site The Intercept Brasil.
O El País encaminhou questionamentos oficiais para a PF e o Ministério da Economia, mas as duas instituições se recusaram a confirmar ou negar a devassa que teria sido encomendada ao Coaf contra o jornalista.
Durante sabatina na Câmara dos Deputados, Moro se esquivou das perguntas sobre a investigação anunciada pelo Antagonista. “A Polícia Federal tem absoluta autonomia. Eu não interfiro nessas investigações específicas. Essa indagação que foi feita aqui tem de ser realizada… Não é o caso, para mim. Eu não participo dessas investigações específicas”, respondeu.
Segundo o site favorito de Moro para comunicar suas ações desde os tempos de Lava Jato, a PF busca qualquer indício de que Glenn tenha envolvimento no suposto ataque hacking que teria gerado o dossiê agora divulgado pelo Intercept.
Nas redes sociais, Glenn afirmou que Moro pratica “abuso de poder” e ameaça a imprensa como só se vê em governos tiranos. “Você, @SF_Moro, vai e ‘investiga’ tudo o que quiser. Grupos de liberdade de imprensa em todo o mundo terão muito a dizer sobre isso. Enquanto você usa táticas tirânicas, eu continuarei reportando junto com muitos outros jornalistas de muitos outros jornais e revistas”, escreveu no Twitter.

Nenhum comentário: