terça-feira, 18 de dezembro de 2018

DA SÉRIE CERTAS EXPRESSÕES

JÁ TE CAIU OS BUTIÁ DO BOLSO?

Tacho.
....
"JÁ TE CAIU OS BUTIÁ DO BOLSO?"
Vimos aqui:

"Xiii, Bella, já me caíram tantas vezes que agora não tem um pra contar história... hahahahaha

Pra quem não sabe o que é 'Butiá' vai aqui um breve resumo: é o fruto de uma palmeira muito comum em Minas Gerais e aqui no Rio Grande do Sul; da fruta alaranjada se faz geleia, licor, cachaça e vinagre, e das sementes, comestíveis, se extrai óleo. 

A frutinha é bem azedinha, não muito boa, mas dá pra comer, eu já comi muitas vezes. Aqui no Rio Grande do Sul é bem comum, até em algumas casas tem um pé de butiá. Quando eu morava numa casa que tinha, meu pai fazia uma espécie de licor com butiá, ele dizia que era ótimo, mas eu nunca me animei a provar... hehehehehehehe 

Já a expressão 'Me caiu os butiá do bolso', originária do rio Grande do Sul, significa se desapontar, se decepcionar, se indignar. É o mesmo que dizer 'Tô passado', por exemplo. Quando você se decepciona com alguma coisa você diz 'Me caiu os butiá do bolso'. Tamanha foi a indignação que você fica sem palavras, sem ação, sem os butiá no bolso... hehehehehe 

No link abaixo tem a imagem do butiá pra quem não conhece ver: 
http://www.floridata.com/tracks/palms/bu... 

Bjus!!!"

................
(Cartum derivado da alegação de certa ministra do governo eleito, que afirma ter tido uma visão próximo a um pé de goiaba).

Nenhum comentário: