sábado, 17 de fevereiro de 2018

TUIUTI FUROU A BOLHA E A SEMIÓTICA ENTROU EM ALTA

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Bastante didática e elucidativa a entrevista - AQUI - concedida por Wilson Ferreira ao site Brasil 247 a propósito da performance da escola de samba Paraíso do Tuiuti.
(Wilson Ferreira por ele mesmoMestre em Comunicação Contemporânea (Análises em Imagem e Som) pela Universidade Anhembi Morumbi,.Doutorando em Meios e Processos Audiovisuais na ECA/USP. Jornalista e professor na Universidade Anhembi Morumbi nas áreas de Estudos da Semiótica e Comunicação Visual. Pesquisador e escritor, autor de verbetes no "Dicionário de Comunicação" pela editora Paulus, organizado pelo Prof. Dr. Ciro Marcondes Filho, e dos livros "O Caos Semiótico" e "Cinegnose" pela Editora Livrus).


Cinegnose participa de debate sobre guerra antimídia e carnaval na TV 247

Por Wilson Ferreira

Respondendo ao convite do jornalista e editor-responsável pelo Brasil 247, Leonardo Attuch, esse humilde blogueiro participou de uma discussão no canal YouTube TV 247 sobre a repercussão do desfile da escola Paraíso do Tuiuti. O debate foi ontem à tarde (14/02), enquanto acontecia a apuração das notas do Grupo Especial do Carnaval do Rio.

        O que, junto com a participação dos comentários dos internautas, rendeu um bom debate sob o calor dos acontecimentos.

        Na verdade, o convite foi um desdobramento da última postagem deste Cinegnose sobre a guerrilha semiótica que representou esse último carnaval ("Guerra Antimídia no sambódromo, zumbis no carnaval e Grau Zero na Política... mas não conte pra esquerda" - clique aqui), desde "trolagens" e acontecimentos involuntários para jornalistas que faziam a cobertura da folia (repórteres pegos de surpresa com manifestações políticas etc.) até o ápice da bomba antimídia (contra-semiótica) das alas e carros alegóricos da Tuiuti.

        Um debate proveitoso, porque pude explicar de uma forma mais detalhada os conceitos de bomba semiótica, guerra híbrida, a evolução da cultura midiática em três fases (propaganda-repetição; publicidade-sedução; e a atual cultura de disseminação viral) e as lições para uma ação política antimídia.  -  (Aqui).

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Enquanto isso...


Fernandes.

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