quarta-feira, 17 de janeiro de 2018

UM OUTRO JORNALISMO

.
A propósito do texto abaixo, que prega o triunfo da excelência jornalística, a leitora Cristiane Vieira faz alusão a uma observação de Chris Hedges: "A mentira permanente, nossa ameaça mais mortífera, não está circunscrita ou limitada pela realidade, ela se perpetua inclusive diante da evidência abrumadora que a desacredita..." - (Leia o alentado artigo do autor citado, publicado no site Carta Maior - AQUI). Quem manda na mídia?
No mais, ressalta a dura realidade, onde prospera o jogo rasteiro, convindo lembrar que, ao contrário do que afirma o autor do texto a seguir, os tais 'bots' não seriam artifício unicamente russo, mas de praticamente todas as chamadas potências mundiais. Não obstante, sonhar, como arrisca o escriba, é um direito de todos. Mas o fato inconteste é que fora da regulação da mídia não haverá o resgate da ética jornalística. O resto é retórica. 


Tornar o jornalismo excelente novamente

Por Alexandre Borchard

"Fake news" tornou-se o centro do debate sobre o futuro do jornalismo; competindo pela atenção das parcelas públicas envolvendo um presidente vociferante dos EUA, "bots" russos de comunicação e uma multidão de traições e subterfúgios. No entanto, em tempos de diminuição de rendimentos e público cada vez menor, as notícias falsas são realmente a maior ameaça que enfrentam as mídias tradicionais?
Em um ambiente de informação cada vez mais propenso à hiperventilação, pode ser difícil separar a realidade do conteúdo inventado ou deliberadamente tendencioso que é disseminado através das redes sociais. A proliferação de "bots" (programas de computador que propagam automaticamente a desinformação) também prejudicou esses limites. E, à medida que os métodos de manipulação se multiplicam, só podemos esperar que o problema piore.
No entanto, o foco quase constante nas notícias falsas distraiu muitos neste setor dos desafios mais sérios que o jornalismo profissional enfrenta. A erosão dos modelos de negócios e a crescente dependência de distribuidores digitais de terceiros, como o Facebook e o Google, amarraram a mídia e reduziram seriamente seus lucros. E o que é pior, o público não confia mais na informação que lhes é oferecida. Tudo isso indica que o problema vai além das falsas notícias.
De fato, as entidades de mídia grandes, tradicionais ou influentes continuam a superar as redes sociais como fontes confiáveis. Conforme revelado no Relatório de Notícias Digitais de 2017 do Instituto Reuters para o Estudo do Jornalismo, 40% dos consumidores de notícias dizem que entidades de mídia consolidadas (por exemplo, The New York Times ) diferenciam com precisão a realidade da ficção A porcentagem cai para apenas 24% no caso de redes sociais.
No entanto, isso também implica que 60% dos consumidores de notícias consideram que a mídia tradicional não é fiel com a realidade. Por si só, tal figura deve causar grande preocupação a todos os que fazem parte deste setor.
De acordo com o relatório, que entrevistou cerca de 70 mil usuários de internet em 36 países, 29% dos entrevistados disseram que evitaram as novidades. Para muitos, isso é porque a preferência dos produtores por histórias negativas coloca-os de mau humor, ou porque consideram a informação como politicamente tendenciosa e, portanto, não é confiável.
Sem confiança, não há audiência e sem audiência, não há negócios. Se os resultados do estudo forem representativos de tendências mais gerais, um dos principais pilares da democracia está em risco: uma imprensa livre e aberta.
Talvez não seja uma surpresa. Na era digital, a maioria das principais instituições sofreu uma perda de confiança, desde partidos políticos e grandes empresas até organizações religiosas e universidades, no que poderia ser evidência de uma cidadania mais informada e crítica ou, mais provável, uma resposta do oprimido pela variedade e impotência em um mundo complexo.
No entanto, o que mudou para a mídia é que, devido às redes sociais, eles não mais desfrutam do monopólio de responsabilizar os poderosos. Pelo contrário, eles vieram a ser identificados com eles, como parte de uma elite de mídia-empresa-política muito removida das preocupações das pessoas comuns. O jornalismo, que se tornou um dos alvos da raiva popular, terá que se "desarmar" para recuperar a credibilidade e a confiança do público.
Para conseguir isso, as entidades de mídia devem tomar pelo menos seis medidas. Primeiro, as mídias de notícias devem estabelecer suas próprias agendas em vez de desperdiçar recursos seguindo as dos outros. As investigações internacionais que levaram aos Papéis do Panamá e aos Papéis do Paraíso são exemplos brilhantes de jornalismo relevante e interessante, dois critérios fundamentais que todas as notícias devem atender.
Em segundo lugar, diante de seu público, os jornalistas têm a responsabilidade de analisar o que os atores poderosos estão fazendo, em vez do que eles dizem. Como a colunista do Washington Post , Margaret Sullivan, observou recentemente , a cobertura do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, se concentrou estritamente em suas palavras, à custa de sua política.
Em terceiro lugar, a mídia deve ser melhor ouvinte. A distinção que os jornalistas fazem entre "relatórios" e "relatórios no campo" mostra que uma parte considerável da equipe editorial nunca sai de suas mesas. Os jornalistas não fazem necessariamente isso por escolha; muitos estão presos às suas telas porque suas empresas carecem de recursos ou forçam-nas a seguir e a reportar com base em entradas do Twitter. De certa forma, o comportamento dos repórteres é simplesmente o sintoma de uma patologia editorial.
Em quarto lugar, a mídia deve envolver seu público: fale com ele sem idéias preconcebidas. Muitas vezes, o ciclo de informações baseia-se em premissas sobre o que os espectadores ou leitores podem gostar, e não o que eles realmente querem. A diversidade em uma sala de imprensa é vital para expandir a relevância da sua cobertura.
Em quinto lugar, algumas empresas de comunicação esquecem sua missão devido à pressa de experimentar novas formas de narração. Os canais de notícias devem desistir de projetos caros e atraentes se não forem úteis para o público entender melhor uma história.
Finalmente, a reconstrução da confiança exigirá uma nova definição do que são notícias. Quando o público está sobrecarregado com a informação e sua complexidade, a resposta pode ser deixar de prestar atenção. A mídia deve dar-lhes uma razão para voltar a sintonizar. (Um exemplo: notícias positivas são tremendamente subvalorizadas no ambiente de mídia atual).
Se à mídia tradicional é permitido envolver-se pelo debate de notícias falsas, ela também se tornará  sobrecarregada. Enquanto as empresas de redes sociais pretendem melhorar suas receitas publicitárias, seus algoritmos tendem a recompensar os extremos, e a mídia perderá recursos valiosos lutando contra a desinformação.
Uma melhor abordagem seria tornar as notícias menos aborrecidas. As prestigiadas empresas de comunicação sempre tentaram aproveitar os fatos: a iniciativa, a entrevista exclusiva, a investigação aprofundada. A verdade, como a confiança, é uma matéria-prima. O futuro do setor de notícias depende da melhoria do seu desenvolvimento.  -  (Aqui).

Nenhum comentário: