segunda-feira, 23 de outubro de 2017

DA SÉRIE HISTÓRIAS DO GUIA POLITICAMENTE INCORRETO


"'Cometi um erro. Assinei uma autorização de direito de imagem, sem ler, como de praxe, confiando na boa fé do entrevistador.'
Professores, intelectuais etc. são sempre acometidos pela síndrome da 'Vida de Inseto': lembra da animação Vida de Inseto (A Bug’s Life, 1998)? Tinha um circo de insetos de um empresário embusteiro chamado P. T. Flea. O circo tinha sido contratado pela formiga protagonista, chamada Flik,  com a missão de afugentar os gafanhotos que escravizavam seu formigueiro.
Mas os insetos artistas foram enganados pelo empresário charlatão: eles pensavam que apenas fossem encenar que eram guerreiros, e não protagonizar uma guerra real contra a gangue de gafanhotos.  Indignado com o oportunismo do patrão, o louva-deus mágico Manny protestava: 'Como ousa! O senhor é o charlatão nessa história. Aproveitando-se das almas de artistas infelizes, sedentas por atenção...'".



(De Wilson Ferreira, comentando o fato de três historiadores brasileiros se dizerem ludibriados pela produção do programa "Guia Politicamente Incorreto", exibido no History Channel, de que dá conta o post "'Guia Politicamente Incorreto' engana historiadores com malandragem editorial brazuca":
"A série 'Guia Politicamente Incorreto', inspirada no livro de mesmo nome escrito por Leandro Narloch, estreou no History Channel neste sábado, 21, em meio a grandes polêmicas. Além dos conteúdos que, mais preocupados com o entretenimento do que o compromisso com a história, dos cinco nomes anunciados como fontes para confirmar as narrativas do roteiro, os únicos três historiadores afirmam ter sido enganados pelo programa.
Pego de surpresa, o escritor Lira Neto, autor dos livros 'O Inimigo do Rei: Uma biografia de José de Alencar' [Editora Globo, 2006] e 'Castello: A marcha para a ditadura' [Contexto, 2004], foi o primeiro a anunciar que tinha sido 'ludibriado'. 'Entrevista que dei ao History será utilizada, sem que isso me fosse dito, na série chamada Guia Politicamente Incorreto. Sinto-me ludibriado', escreveu Lira Neto no Twitter, imediatamente após saber da notícia. [...]." - Para continuar, clique AQUI.

Como diria o outro: "Algo me diz que agi corretamente ao não ler o Guia Politicamente incorreto").

Nenhum comentário: