domingo, 14 de maio de 2017

TRECHOS DE SERMÃO DO PADRE VIEIRA (CITADOS EM DISCURSO SOBRE UM ANO DA DESTITUIÇÃO DE DILMA ROUSSEFF)


Navegava Alexandre em uma poderosa armada pelo mar Eritreu a conquistar a Índia; e como fosse trazido à sua presença um pirata, que por ali andava roubando os pescadores, repreendeu-o muito Alexandre de andar em tão mau ofício.

Porém ele, que não era medroso nem lerdo, respondeu assim: Basta, senhor! Eu, porque roubo em uma barca, sou ladrão, e vós, porque roubais em uma armada, toda uma nação, sois imperador?

Assim é. O roubar pouco é culpa, o roubar muito é grandeza: o roubar com pouco poder faz os piratas, o roubar com muito, os Alexandres “.

“(...) de que eu trato (aqui) são outros ladrões, de maior calibre e de mais alta esfera. (…) os ladrões que mais própria e dignamente merecem este título são aqueles a quem os reis encomendam os exércitos e legiões, ou o governo das províncias, ou a administração das cidades, os quais já com manha, já com força, roubam e despojam os povos.

– Os outros ladrões roubam um homem: estes roubam cidades e reinos; os outros furtam debaixo do seu risco: estes sem temor, nem perigo; os outros, se furtam, são enforcados: estes furtam e enforcam






(Do Padre António Vieira - Lisboa 1608-1697 Salvador -, trechos do 'Sermão do Bom Ladrão', citados pelo senador Roberto Requião em discurso proferido um ano após a destituição da presidente Dilma Rousseff - AQUI).

Nenhum comentário: