domingo, 28 de maio de 2017

LENNON DEIXARIA IMAGINE NA ESTRADA


John Lennon não teria aguentado mais tocar "Imagine"

Do Anos 50, 60 e 70 para principiantes:

Muita gente acharia isso um absurdo, mas John Lennon não suportaria tocar "Imagine", composição que (completou 45 anos de lançamento em outubro do ano passado). A balada, com letra pacifista, tornou-se um grande sucesso mundial a partir de 11 de outubro de 1971 pela mensagem que conquistou multidões.

A música foi feita no contexto da Guerra do Vietnã e das preocupações que os músicos de rock passaram a ter, desde 1966, com os temas políticos e sociais. Mas o sucesso de "Imagine" fugiu do contexto do rock, atingindo um público que nunca estaria familiarizado com a trajetória dos Beatles.

E por que John Lennon não aguentaria mais a música? Sabemos que pessoas que morrem prematuramente viram mitos e se tornam idealizadas por pessoas que não conhecem a fundo sua personalidade, mas acreditam que os falecidos adotariam posturas levando em conta não a sua individualidade, mas as expectativas dos fãs.

Não é bem assim. Lennon, acima de tudo, foi um músico de rock. Era o mais rebelde dos Beatles e tornou-se ainda mais excêntrico na sua carreira solo. É muito provável que, diante da massificação extrema que a música causou, não pensasse mais em tocar a música.

Em "God", Lennon deu uma pista a respeito. Ele enumerou uma série de coisas e pessoas em que ele não acreditava, incluindo Elvis Presley, Zimmermann (Bob Dylan) e os Beatles. A letra mostrava o natural ceticismo do artista e, além do mais, com um mundo ainda mais cruel nos anos 1980 - tanto que o próprio Lennon morreu assassinado - , a última coisa que ele pensaria é se apoiar numa música que o ex-beatle considerasse ter perdido o sentido.

Mas, como personalidade complexa, o Lennon que dizia não acreditar nos Beatles estava voltando a se entender com Paul McCartney. Isso sinalizaria um possível retorno da banda diante de um convite dado também a George Harrison e Ringo Starr, criando uma terceira fase que, provavelmente, estaria mais voltada ao rock.

Se não fosse a tragédia de Lennon, os quatro de Liverpool teriam se reunido mas talvez como uma banda de rock clássico, entre o som básico, bem diferente da sonoridade pré-1966, e a postura mais crua, embora a tecnologia dos anos 80 podasse muito o som que seria lançado em disco. Mesmo assim, os quatro rapazes de Liverpool teriam mostrado energia suficiente para fazer bons discos.  -  (Alexandre Figueiredo, no "Anos 50, 60 e 70 para Principiantesaqui).

................
................

Enquanto isso, partiu o cantor, compositor e tecladista Gregg Allman, um dos fundadores, nos anos 70, da The Allman Brothers Band, responsável pela canção "Ramblin' man" e outros sucessos do gênero que ficou conhecido como "southern rock".

Em 1999, Allman foi diagnosticado com hepatite C, e passou por um transplante de fígado em 2010.

"...Nascido em 8 de dezembro de 1947, Gregg começou tocando guitarra antes de seu irmão mais velho Duane Allman, e chegou a pensar em seguir carreira no ramo da odontologia, até que nos anos sessenta montou uma banda com seu irmão, chamada The Escorts, que depois mudaria de nome para The Allman Joys, até que os irmãos se mudassem para Los Angeles e adotassem o nome Hour Glass, assinando com a Liberty Records, gravadora pela qual lançaram dois discos, que não fizeram sucesso. Duane partiu para o Alabama para trabalhar como músico de estúdio, até que um tempo depois eles se reencontraram e formaram o The Allman Brothers Band contando com Butch Trucks e Jai Johanny Johanson na bateria e Berry Oakley no baixo - Duane ficou cuidando da guitarra e Gregg assumiu o teclado e vocal. O resto é história." - AQUI.

Gregg Allman deixou praticamente pronto um álbum inédito, "Southern Blood", que deverá ser lançado ainda este ano.

.... 
Gostamos muito da performance dos Irmãos Allman em "Nobody knows you when you're down and out" - aqui -, blues clássico composto por Jimmy Cox em 1922, gravado por dezenas de monstros sagrados mundo afora.

Nenhum comentário: