segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

OS DEZ MANDAMENTOS DAS REDES


"(...) Os Dez Mandamentos para Jornalista no Facebook e Twitter:

1) Não divulgarás notícia sem antes checar a informação.

2) Não divulgarás notícias relevantes sem atribuir a elas fontes primárias de informação.

3) Tuítes e posts “apócrifos”, sem fonte clara, jamais serão aceitos como instrumento de checagem ou comprovação.

4) Não esquecerás que informação precede opinião.

5) Terás cuidado com o que atestas. Um “like” não é inofensivo.

6) Lembrarás que mais vale um tuíte ou post atrasado e bem checado que um rápido e mal apurado. E que um número grande de retuítes, compartilhamentos e “likes” não garante credibilidade.

7) Não matarás – sem antes checar o óbito.

8 ) Não se esquecerás da apuração in loco, por telefone e/ou por e-mail.

9) Não terás pudores de reconhecer, rapidamente e sem poréns, o erro em caso de divulgação ou encaminhamento de informação incorreta.

10) Na dúvida, não retuitarás, compartilharás ou darás “like” em coisa alguma. Pois, tu és responsável por aquilo que repassas e atestas. Ou seja, se der merda, você também é culpado."


(Leonardo Sakamoto, jornalista, em seu blog, no post "Dez mandamentos para Jornalistas no Facebook e Twitter". Eu me permito estender os mandamentos ao universo da Internet. Os demais usuários - não jornalistas - também deveriam orientar-se pelos mandamentos, naquilo que se revele cabível).

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