sábado, 16 de junho de 2012

O PAI DE ALIEN


Diretor Ridley Scott busca a origem da humanidade em "Prometheus"
 
Por Rodrigo Salem

Em "Alien - O Oitavo Passageiro" (1979), parte da tripulação de uma nave espacial investiga um pedido de socorro emitido de um planeta próximo.

Na superfície, destroços de outra nave. Dentro dela, algo chama a atenção: há o corpo de uma criatura humanoide gigantesca, morta com um buraco na altura do peito.

Ridley Scott, diretor do filme original, nunca deixou de pensar nesta cena. Afinal, qual a origem daquela carcaça sem vida que tanto se assemelha a um ser humano?

"Prometheus", a tão aguardada volta de Scott ao universo de "Alien", 33 anos após abandoná-lo, tenta responder a essa pergunta ao mesmo tempo em que cria outras.

"Que raça é essa que poderia ter criado vida em vários planetas do universo? E o que ela faria se chegasse à conclusão de que essa criação foi um erro?", provoca o cineasta.

A busca pelos "Engenheiros" -as tais criaturas humanoides gigantescas- começa em 2089, na Terra, quando uma expedição comandada pelos arqueólogos Elizabeth Shaw (Noomi Rapace) e Charlie Holloway (Logan Marshall-Green) encontra vestígios de que extraterrestres teriam criado a raça humana.

Quatro anos depois, a dupla está em uma nave em direção à lua LV-223, que pode ser o lar desses "deuses". Ao lado dela, uma equipe formada, entre outros, pela oficial Meredith Vickers (Charlize Theron), o capitão Janek (Idris Elba) e o robô David (Michael Fassbender).

"Holloway não quer apenas saber quem é nosso criador. Ele quer se sentar ao lado dele", explica Marshall-Green sobre a busca dos aventureiros terráqueos.

PERIGO REAL

Um encontro com Deus, no entanto, quase aconteceu.

Os atores enfrentaram tempestades artificiais de cascalho e acrílico ("Não conseguia ver ou ouvir nada. Só gritava por Ridley", diz Rapace).

Charlize precisou atear fogo a um dublê. "Os segundos que os bombeiros levaram para apagar e dizer que estava tudo bem foram os piores da minha vida", revela a atriz.

Mas "Prometheus" não seria parte da saga "Alien" sem a presença da criatura desenhada pelo suíço H. R. Giger, 72, há mais de três décadas.

No território extraterrestre, além de desenhos e esculturas que remetem às criaturas de Giger, vasos com líquido negro protegem ambientes e estão ligados à origem dos ETs que, no futuro, sairão de barrigas humanas -o filme se passa cerca de 30 anos antes dos eventos de "Alien".

"Eu sou o pai do primeiro alien", brinca Marshall-Green, que é contaminado pelo líquido negro. Ridley Scott, porém, não admite a paternidade da criatura. "Ninguém fabrica armas de destruição em massa no próprio quintal. Quem sabe o que há além daquela lua?", rebate o diretor. (...).

Ridley Scott, 74, não precisa de reafirmação.

Já passou pelo Oscar com "Gladiador" (2000) e criou dois dos mais influentes filmes da ficção científica ("Alien - O Oitavo Passageiro" e "Blade Runner"). (...)

................
A seguir, principais trechos da entrevista concedida por Ridley Scott a Rodrigo Salem, da Folha de S. Paulo:

O que o manteve afastado da ficção científica?Ridley Scott - Eu estava ocupado e nunca pensei muito a respeito. Por exemplo, hoje recebi um roteiro de faroeste que será meu próximo filme. E nunca fiz um faroeste. Mas percebi que sou bom em criar universos. Pensei em "Thelma e Louise", que tem um estilo épico.

Você chegou a assistir outros filmes da saga "Alien"?
Vi somente até o quarto filme da série. São bons. Eu consigo entender porque eles foram feitos, mas é muito difícil fazer sequências de um longa tão bem sucedido.

E o design era inovador.
Sim, eu acho aquela criatura linda. Mas o estúdio achava que o desenho era um pouco obsceno (risos).

"Prometheus" é um espetáculo de efeitos especiais. Você sentiu falta de mais orçamento em 1979?
Não senti falta, porque simplesmente não havia a necessidade. Meu filme foi feito com borracha. Sabe o efeito da boca gosmenta do Alien se abrindo? Aquilo era um punhado de camisinhas com lubrificante (risos).
O coitado do sujeito dentro do uniforme era da Somália. O encontramos em um pub e ele era tão magro que eu tinha certeza que seria perfeito para a fantasia.

Podemos chamar "Prometheus" de prequel de "Alien"?
Não, ainda há histórias que precedem a trama de "Alien". Se for um sucesso, teremos três ou quatro sequências que mostrem a personagem de Noomi Rapace buscando o que ela imagina ser o paraíso.
Se alguém constrói armas poderosas, certamente não o faz em seu quintal. Onde seria esse mundo e por que precisam desse poderio bélico?

Como foi estrear em 3D?
Foi fácil. Não é um problema, se você sabe o que está fazendo. As pessoas tendem a passar 45 minutos falando sobre como filmar em 3D. Mas basta gritar "ação". O problema é que os orçamentos estão em escalada, chegam a custar US$ 300 milhões. É insano. (Fonte: aqui).

Nenhum comentário: