quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

BRINCANDO FALANDO SÉRIO


Na última segunda-feira, o Finanial Times publicou uma entrevista com o ministro Guido Mantega, na qual ele acusou os Estados Unidos e a China de manter artificialmente baixas as suas taxas de câmbio, prejudicando o Brasil e outros países. Hoje, segundo o mesmo jornal...

Uma coluna do diário financeiro britânico Financial Times publicou nesta quarta-feira, em tom de brincadeira, uma falsa carta do presidente do Banco Central americano, Ben Bernanke, ao ministro da Fazenda, Guido Mantega.

No texto da coluna Lex, o "falso" Bernanke diz que Mantega precisa "cair na real" e parar de criticar a política monetária americana. A coluna sugere que o Brasil também se beneficia das decisões dos EUA e que, por consequência, as críticas de Mantega seriam injustas.

"O afrouxamento monetário é simplesmente uma forma de política monetária e as taxas de juros nos EUA estão baixas porque nossa economia está mais fragilizada que a sua. Quando o ambiente melhorar, enxugaremos a economia", diz o texto.

"O senhor não está exatamente sofrendo aí embaixo. Ou há algo mais preocupando o senhor que os mercados ainda não sabem?", diz a "carta". (...). BBC Brasil.

................
Desconhece-se se há algo mais preocupando o ministro Mantega. Já quanto aos EUA (com o respaldo do britânico FT), parece haver um baita desconforto pelo fato de o Brasil não mais aceitar tirar os sapatos para lá poder entrar, ou para emitir críticas.

Nenhum comentário: