quarta-feira, 15 de setembro de 2010

REINALDO VÊ AS NOITES DE AUTÓGRAFOS


(Mary Shelley autografa 'Frankenstein' para o próprio).
................

NOITES DE AUTÓGRAFOS

Autor: Reinaldo Figueiredo

Editora: Desiderata; 120 páginas

................
Segundo Marco Rodrigo Almeida, da Folha de São Paulo, a ideia surgiu no ano passado, quando Reinaldo chegou muito antes dos outros convidados à noite de autógrafo do cartunista Adão Iturrusgarai: para quebrar o gelo causado pelo vazio, o humorista do "Casseta e Planeta" brincou com o amigo, dizendo que talvez o homem invisível também já estivesse ali e ninguém percebera ainda.

A piada originou um desenho em que Adão conversava com o tal homem invisível, e deu início a uma série de cartuns (mais de 60), reunindo autores como Cervantes, Flaubert, Clarice Lispector e Kafka. 

Os mais difíceis de desenhar foram Mário Quintana e João Cabral de Mello Neto, ambos muito "comuns". "É mais fácil quando a pessoa tem uma característica mais extravagante, como o Beckett."

Vários dos desenhos trazem escritores angustiados à espera do público. "Para um escritor, essa é uma situação muito complicada. Nunca se sabe se alguém vai aparecer ou não. Não é fácil".

Por via das dúvidas, Reinaldo lançará o livro em uma movimentada livraria de Ipanema, no Rio.

"Lá sempre circula muita gente. Acho que vazia a sessão não vai ficar", ri.

................
Reinaldo - do O Pasquim e do Planeta Diário -, além de genial cartunista, integra (como baixista) a Companhia Estadual de Jazz, com exibições até no Canadá. Outros livros do autor: 'Escândalos Ilustrados' (1984) e 'Desenhos de Humor' (2007).

Nenhum comentário: