terça-feira, 14 de setembro de 2010

3° SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DA AMAZÔNIA


Ilustradores de 32 países participam, a partir do dia 17, do 3º Salão Internacional de Humor da Amazônia, que ocorrerá em Belém, no Pará, até o dia 27. O evento tem temática de fundo ambiental desde sua primeira edição e premia os melhores trabalhos de ilustradores que retratam assuntos como o aquecimento global, a biodiversidade e o desmatamento.

De acordo com Ubiratan Nazareno Borges Porto, ilustrador e responsável pela organização do evento neste ano, tem crescido o número de profissionais do ramo que se ocupam com temas ambientais.

"Vivemos na Amazônia, temos que marcar esse evento com muito humor ecológico. No mundo inteiro, já existem diversos salões de humor com temática ecológica", diz. Os assuntos amibentais dos desenhos são variados, mas quando se trata de Amazônia, o tema mais recorrente é o desmatamento, segundo Porto.

Representantes de 32 paísem participam do salão em 2010. "Teremos trabalhos de China, Bulgária, Estados Unidos, Irá, Itália e França, por exemplo", diz o ilustrador. Segundo ele, o evento recebeu cerca de 560 inscrições. No total, 69 foram selecionadas para concorrer ao prêmio de melhor trabalho com temática ecológica, 42 no tema livre e 36 na categoria de caricaturas.

A divulgação dos escolhidos ocorre no dia 17 à noite e os prêmios variam de R$ 1 mil a R$ 4 mil. Informações sobre localização estão disponíveis no site do evento e a visitação ocorre entre os dias 18 e 27 deste mês, das 9h às 19h.
................
Lucas Frasão, Globo Amazônia, SP.
Desenho acima: Karry, do Peru.

Nenhum comentário: