terça-feira, 18 de maio de 2010

PIAUÍ QUASE EN PASSANT


.Delta do Parnaíba….2.700 km2; único delta em mar aberto das Américas; cerca de 70 ilhas, com dunas, igarapés e refúgios ecológicos. É uma das principais atrações da Rota das Emoções, que envolve áreas atraentes do Maranhão (Lençóis Maranhenses) e Ceará (Jericoacoara), contemplando vários municípios, convindo notar que no Piauí a Rota conta com o Parque Nacional de Sete Cidades e as Lagoas do Cajueiro e Cachoeira do Urubu, só para exemplificar.

.Parque Nacional Serra da Capivara….sudeste do Piauí; berço do homem americano (há o Museu do Homem Americano); mais de 600 sítios arqueológicos; área de atuação da arqueóloga paulista (na verdade cidadã mundial) Niéde Guidon. (Há ainda o Parque Serra das Confusões, mais ao sul, onde por sinal está encravado o paupérrimo município de Guaribas, cuja situação impressionou Lula – que o elegeu exemplo de desejada superação).

.Malha viária bem razoável, educação evoluindo, saúde adiantada (Teresina atende ao meio norte: interior do PI, Tocantins, Maranhão e parte do Pará – havendo obstáculos a contornar, como rateio de verbas do SUS).

.Falei em ‘educação evoluindo’ e abro um item para ela. Diz-se que a Capital compensa a falta de mar com a concentração da moçada nos estudos (ou, como prega o Ziraldo, na leitura). E a cultura está em permanente ebulição: literatura de cordel, mamulengo, arte ‘naif’, escultura, dança, Salão do Livro, música (festival nacional do violão – FENAVIPI -, festival de Pedro II), humor (salão internacional de humor do Piauí), livros e livros vindo a público a cada dia. Todo mundo ligado em tudo.

.Cerrados Piauienses….cerca de 10 milhões de hectares agricultáveis (ocupando as bacias hidrográficas dos rios Gurguéia, Uruçuí Preto e Parnaíba), dos quais tão somente algo em torno de 7% aproveitados. Os grãos lá produzidos (mais de 1 milhão de toneladas, e subindo) e o minério extraído nas proximidades serão, num futuro não tão distante, transportados para os portos de Pecém (Ceará) e Suape (Pernambuco) pela estrada de ferro Transnordestina, que ao todo terá 1.728 km e cuja construção está em curso. Essa nova alternativa atrai empresas de porte, como a CSN (que está bancando parte dos custos) e, graças também a outros incentivos, Suzano (celulose).

.Indicadores econômico-sociais ainda meio sofridos, mas com perspectivas bem positivas, graças aos programas sociais do governo Lula, com destaque para Luz Para Todos, Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, e investimentos do PAC. (...)
................
Comentário de minha lavra no blog do jornalista Luis Nassif, post 'O Raio X dos Estados: Piauí', matéria que em 24 horas já recebeu mais de cem manifestações.
http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2010/05/17/raio-x-dos-estados-piaui/

Nenhum comentário: