segunda-feira, 3 de maio de 2010

DIA INTERNACIONAL DA LIBERDADE DE IMPRENSA


Nesta segunda-feira, comemorando o Dia Internacional da Liberdade de Imprensa, a organização não-governamental Repórteres Sem Fronteiras divulgou dois relatórios:

O PRIMEIRO....lista/mapa (veja acima) dos predadores da prática jornalística: os 40 indivíduos ou organizações que se comportam 'acima da lei', tratando a imprensa como um inimigo e promovendo ataques diretos a jornalistas.

Os maiores predadores: Hu Jintao (China), Kim Jong-il (Coreia do Norte), Mahmoud Ahmadinejad (Irã), Vladimir Putin (Rússia), príncipe Abdalla (Arábia Saudita). Organizações: Forças de Defesa de Israel, grupo separatista basco ETA (Espanha), traficantes de drogas (México), FARC Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

O SEGUNDO...ranking mundial da liberdade de impresa, contemplando 175 países, analisados sob o critério "violência contra jornalistas e adoção de medidas, por parte do poder público e/ou entidades particulares, que limitem a liberdade de imprensa".

No topo, os países escandinavos. Na rabada: Vietnã, China, Cuba. Os piores da América Latina: México (137°) e Colômbia (126°).

O Brasil ocupa a 71ª posição (melhorou 11 posições em comparação com o ranking anterior). Essa posição não muito confortável do País certamente tem a ver com a censura ao jornal O Estado de São Paulo, que foi proibido pelo Poder Judiciário de falar sobre a 'operação Boi Barrica', envolvendo malfeitos de Fernando Sarney (é a tal coisa: os chamados direitos da personalidade estão nos códigos, assim como a vedação de publicidade a temas que se achem sob segredo de Justiça. A liberdade de imprensa está acima das leis?).

Epa, e o Chávez? Os Repórteres Sem Fronteiras não incluíram o Chávez no rol dos predadores! Mas logo o Chávez, tão espezinhado?! A Rede Globo e o restante da grande mídia tupiniquim ganharam um presente e tanto dos Repórteres Sem Fronteiras exatamente no Dia Internacional da Liberdade de Imprensa.

Nenhum comentário: