quarta-feira, 18 de novembro de 2009

GRACIAS, INTERNET


Há alguns dias reproduzi texto de Ivan Lessa acerca dos 'benefícios cerebrais' advindos do fato de se navegar na Internet, pautada em pesquisa feita com pessoas entre 55 e 78 anos por Gary Small, da Universidade da Califórnia.

A Internet é a tal. Benéfica, e a cada dia mais acessada, superando tevês, rádios e jornais. E, sabendo-se procurar, mais confiável.

É benéfica também por dar ensejo à crítica, ao reparo, ao desabafo, o que contribui para aliviar a indignação dos que teimam em exercitar o senso crítico. No passado, o leitor de uma publicação qualquer mandava carta reclamando ou observando algo e ficava refém da dita cuja, que, a seu arbítrio, decidia se publicava (no todo ou em parte, ou, em publicando, com a ressalva de manter o que disse) ou não. Hoje, referido leitor 'desabafa' em seu próprio blog ou manda comentário para um dos muitos que povoam a blogosfera. Ou faz ambas as coisas. E estamos conversados.

Manoel do Rosário, notável blogueiro, a propósito do combate que parte da blogosfera trava contra o PIG, o dito Partido da Imprensa Golpista, expressão criada por Paulo Henrique Amorim, afirma que "a Internet enfiou uma faca no tórax do porco, e o bicho grita, grita e grita".

Não sei se o Manoel foi enfático em demasia, o que sei é que uns bons piparotes no PIG com certeza já fazem a satisfação de muita gente.

Internet, aldeia e mundo a um tempo.

Internet, altar onde sacrificamos nosso tempo.

Gracias, Internet!

Nenhum comentário: