quinta-feira, 6 de novembro de 2008

LIVRES, LEVES E SOLTOS?

Procuro nos jornais, vasculho sites e blogs, e nada: nenhuma abordagem acerca dos crimes continuados praticados por banqueiros americanos e seus agentes ao longo de anos e anos no chamado mercado de derivativos, em que, por exemplo, US$ 1 bilhão "alavancava" US$ 40 bilhões, sem o mínimo lastro, movimentando cifra doze vezes superior ao PIB mundial e rendendo ganhos astronômicos para banqueiros/operadores.

O mundo se mobiliza para pôr ordem nas finanças, enquadrando o embusteiro "livre mercado" e convocando o tão malhado Estado para socorrer as instituições, sob pena de "desastre sistêmico".
Mas, e os espertalhões que por anos e anos, sob as bênçãos de Greenspan, Paulson e Bush, incorreram em gestão temerária e fraudulenta, como ficam?

Em filmes policiais hollywoodianos de tempos atrás, quando os meliantes discutiam a estratégia a ser utilizada no golpe, concluiam dizendo: "Well, tudo sob controle: a gente dá o bote, embolsa a grana e depois foge pro Brasil".

Será que os escroques picaretas americanos descartaram a parte final da estratégia, certos que estavam da impunidade em caso de virem a ser desbaratados? Cadê a justiça americana? Pega eles, Obama!, brada o contribuinte.

Nenhum comentário: