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"Com o jeito modesto de quem guardou suas raízes no Morro de São Carlos, ele reitera essa origem e se diz sempre surpreso com o sucesso."
Luiz Melodia (1951-2017) herdou do pai não apenas o sobrenome, mas também a veia musical. A primeira cena do documentário de Alessandra Dorgan mostra Luiz numa espécie de transe, instigando a plateia a tirar a música de dentro de si e cantar com ele. O cara transpirou música por todos os poros, e é isso que Luiz Melodia – No Coração do Brasil procura plasmar na tela.
Como tantas cinebiografias recentes, essa também se atém às palavras e ao canto do próprio Melodia. Com o jeito modesto de quem guardou suas raízes no Morro de São Carlos, ele reitera essa origem e se diz sempre surpreso com o sucesso. Gal Costa o lançou com Pérola Negra e Bethânia o consagrou com Estácio Holly Estácio. Dali em diante foi uma sucessão de canções saborosas e surpreendentes, com letras de uma poética inesperada.
Nem sempre ele se sentiu confortável com o sucesso. Exilou-se por mais de um ano na Bahia, que o inspirou no disco Mico de Circo. Não se dobrou às exigências das gravadoras para fazer meros discos de samba. O documentário enfatiza bastante essas duas facetas: o homem simples que se espantava com o êxito e o compositor irredutível na defesa da sua forma de criar.
Talvez isso não seja suficiente para fornecer um retrato mais completo de Luiz Melodia, gerando um certo ar de superficialidade. Pode ser resultado da opção pela autodescrição, quando o filme fica à mercê do que o personagem disse e do que foi encontrado na pesquisa. Assim mesmo, a montagem de Joaquim Castro é mais uma vez primorosa no agenciamento de imagens alusivas, associações livres ou puramente tonais para formar uma amálgama de música, falas e signos visuais.
Qualidades, aliás, semelhantes às que já vimos em filmes montados por ele, como Máquina do Desejo – 60 Anos do Teatro Oficina e A Música Natureza de Léa Freire. A maneira como ele edita a sequência de Melodia dançando endiabrado em várias apresentações é simplesmente embriagante. A reunião de imagens de tantas épocas revela, ainda, a fisionomia mutante de Melodia a partir do que fez com os cabelos (ou sem eles, ou cobertos com boinas e bonés). Luiz chamou
Apesar de toda a simpatia que esse filme desperta em torno de Luiz, somada ao perfil mais informativo que Marco Abujamra forneceu em Todas as Melodias, fica a impressão de que o cinema ainda não chegou ao centro do coração desse artista. - (Blog Carmattos - Aqui).
>> Luiz Melodia – No Coração do Brasil está nos cinemas.
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Luiz chamou ao palco Elza Soares. Juntos - e com o apoio de, entre outros, Renato Piau, nosso talentosíssimo violonista piauiense - eles cantaram 'Fadas'. Um primor. Ao final, a surpresa do 'grito primal' de Elza, que causou estupor ao grande Melodia:
.Luiz Melodia e
Elza Soares:
"Fadas" ............................................ Aqui.
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