segunda-feira, 30 de julho de 2018

FESTIVAL LULA LIVRE, A REPERCUSSÃO

.
Ontem, 29, procuramos na grande mídia notícias acerca do show Lula Livre, levado a efeito nos Arcos da Lapa, Rio de Janeiro, no sábado 28. Nada encontramos, a não ser notas anódinas, como fez o site Uol. Nesta data, 30, também reinou o quase silêncio. Para encontrar alguma coisa, recorremos à Agência PT Notícias, que oferece o tratamento conferido ao evento por sites do exterior. Comprovada velha máxima atribuída a muitos, entre os quais o comunicólogo Marshall McLuhan e a ativista Angela Davis: Informação é Poder.
Ao relato:


Festival Lula Livre repercute em sites de todo o mundo

Apesar do pouco destaque e cobertura tendenciosa da mídia brasileira, jornais de todo o mundo divulgaram o sucesso do festival pela liberdade de Lula
O Festival Lula Livre terminou o sábado (28) em primeiro lugar nos assuntos mais comentados no Twitter do Brasil, e apesar de receber pouco destaque na mídia hegemônica brasileira, que fez uma cobertura exígua e tendenciosa, foi tema de matérias publicadas em jornais de todo o mundo. 
A agência estadunidense Associated Press (AP) publicou uma matéria intitulada “Celebridades brasileiras realizam show ‘ Lula Livre’ no Rio”, onde afirma que, apesar de preso, Lula segue como o mais popular político brasileiro e lidera com folga as pesquisas eleitorais do país.
“A imagem de Da Silva podia ser vista em toda parte: em camisas, bandanas e máscaras, enquanto sua imagem animada dançava nas telas ao lado do palco. Entre os sets, seus apoiadores começaram a gritar “Lula Livre!”, enquanto os organizadores incentivavam a gritar alto o suficiente para que Lula ouvisse da cidade de Curitiba”, destacou o texto da AP.
A reportagem foi reproduzida em importantes jornais como The New York TimesWashington Post, o site do canal de TV alemã ZDF e muitos outros veículos, como Arizona Daily SunSt. Louis Post DispatchJournal Gazette & Times-Couriera rádio KRMG de Oklahoma, entre outros.
agência francesa AFP também publicou texto, destacando os milhares de pessoas no festival e a liderança de Lula em todas as pesquisas eleitorais. “Os gigantes da música brasileira Gilberto Gil e Chico Buarque se apresentaram no sábado, no Rio de Janeiro, no festival Lula Livre, organizado para exigir a libertação dos ex-presidente brasileiro preso desde abril”.
O texto foi reproduzido por veículos como Libération e L’Express da frança, a RTL Info da Bélgica, Cote-d-ivore.netda Costa do Marfim.
A revista alemã De Spiegel também publicou uma matéria em seu site, destacando a presença de 80 mil pessoas no festival e relembrando o novo golpe jurídico ocorrido no início de julho, quando Sérgio Moro, articulado com os desembargadores Carlos Thompson Flores e João Pedro Gebran, impediram que se cumprisse a decisão de Rogério Favreto, para que Lula fosse libertado após um habeas corpus.  -  (Fonte: Agência PT de notícias; texto reproduzido pelo Jornal GGN - Aqui).

Nenhum comentário: