sexta-feira, 2 de junho de 2017

DESABAFO DE UMA FUNCIONÁRIA DO BNDES


"Tenho quase quarenta colegas de trabalho, alguns deles amigos, arrolados injustamente em acusações criminais gravíssimas: corrupção passiva e formação de quadrilha! Conduzidos coercitivamente para depor! Ato (as conduções) repudiado por OAB Rio, Defensoria Pública de Rio e de São Paulo.
Ninguém no BNDES tem mais coragem de assinar nada, contrato, relatório de análise, nota técnica, liberação de desembolso. Até um cara que só fez um ppt está entre os 40! Estou com MEDO de trabalhar porque boto meu CPF na reta de criminalizações alucinadas, estapafúrdias, transformam o que quiserem em crime apenas sofismando. O Banco paralisou.
Eu e meus colegas ouvimos piadas e ironias na rua, entre vizinhos e familiares. Viramos a escória da sociedade brasileira. Sem terem encontrado uma prova sequer até hoje, sem um funcionário sequer ter sido delatado em tempos de delação combinada vazada sem provas.
O objetivo dessa campanha midiática suja não vem de hoje: acabar com o banco de desenvolvimento do Brasil. Fechar.
Ainda vêm aqueles, em meio a esse furacão, querendo discutir o "mérito" da política econômica adotada, os benefícios ou o que for. Não vou fazer essa discussão agora porque funcionário do BNDES executa políticas de governo eleito dentro dos limites da lei e dos normativos do banco. Porque podemos agir nas beiradas da política econômica mas não defini-la.
Sou uma burocrata, não me encham a paciência agora. Querem discutir a privatização do saneamento (na contramão do mundo) desse governo não eleito que o BNDES terá que executar? Sabem que financiadores de campanha têm interesse na privatização do saneamento? Os jornais querem discutir essa política?
Descobriram agora, em 2017, por que empresas financiam campanhas? Os mesmos que são contra o financiamento público de campanha descobriram só agora. Vão discutir financiamento de campanha com o Congresso e nos deixem em paz, não temos nada a ver com isso. Aliás, tenho, há dois anos eu estava em banquinhos na rua colhendo assinaturas para a reforma política de iniciativa popular.
Por fim, não suporto mais o papo hipócrita de combate à corrupção, daqueles que quiseram, conscientemente ou não, preservar a desigualdade, daqueles que não conseguem perceber que combater a corrupção sem respeitar a legalidade e a presunção de inocência só cria mais espaço para a corrupção da polícia, do MP, do TCU, da imprensa etc.
Ninguém do BNDES é contra investigações, já estamos acostumados a responder ao TCU cotidianamente há anos e passamos sem problemas por uma CPI em 2015. Estamos fartos é de calúnias e difamações por uma imprensa criminosa."



(Desabafo de Beatriz Meirelles, via Facebook, a propósito da via-crucis enfrentada por ela e outros colegas de trabalho em face de acusações perpetradas por próceres da Lava Jato e de veículos da imprensa. Post intitulado "Funcionária do BNDES desabafa contra criminalização do banco", publicado AQUI.
A propósito, sugerimos a leitura de "Globo pecou na apuração jornalística antes de atacar o BNDES" - AQUI).

Nenhum comentário: