quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

O BRASIL SOB O IMPACTO DA LAVA JATO


Consultorias afirmam que Lava Jato 'engoliu' 2,5% da economia no decorrer de 2015

Não fosse o impacto da operação Lava Jato, a recessão brasileira neste ano seria bem menor, segundo Alessandra Ribeiro, economista da Consultoria Tendências.

Pelos cálculos da consultoria, a Lava Jato deve ter um impacto negativo de 2,5 pontos percentuais no PIB (Produto Interno Bruto) deste ano.

Por enquanto, a estimativa da consultoria é de uma retração na economia brasileira de 3,2% em 2015, embora o número deva ser revisado para uma queda ainda mais brusca em função dos resultados do PIB do terceiro trimestre, divulgados na manhã da última terça-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - e piores do que o esperado.

Descontados os efeitos econômicos atribuídos às investigações, a queda do PIB seria, portanto, de algo em torno de 0,7% e 1,3% (dependendo da revisão). (...).

(Uol - Folha de São Paulo - AQUI).

................
É bem vinda a atitude da Justiça relativamente ao combate à corrupção na Petrobras, não obstante outros graves casos Brasil afora estejam no limbo (para não dizer gaveta). Ao que consta, a equipe de procuradores da República envolvidos no processo se limita a sete profissionais; esse número diminuto (face à dimensão do conglomerado e amplitude das malfeitorias) talvez explique o fato de a Lavo Jato estar prestes a completar dois anos (março de 2016), e, ao menos até agora, sem sinal de conclusão, produzindo seguidos danos à economia em face da divulgação dos fatos apurados e medidas adotadas. Some-se a isso a morosidade da celebração de acordos de leniência com empreiteiras implicadas. Coroando tudo, a perspectiva de penoso retorno das atividades econômicas, o que virá a comprovar velha máxima empresarial: Destruir uma atividade econômica é fácil, retomá-la é que são elas. 

Nenhum comentário: