segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

SAI DE CENA UM DOS VIPS


Morre Márcio Augusto Antonucci, da dupla Os Vips

Do Jornal GGN

Morre Márcio Augusto Antonucci, que fazia dupla com o irmão Ronaldo Luís, em Os Vips. O filho de Márcio, Bruno, deixou o recado aos fãs, na página do Facebook, na manhã desta segunda-feira, dia 20.

Os irmãos, no início da carreira, cantavam sozinhos, com os nomes de Ronald Red e Jet Williams. No programa de TV Festival dos Bairros, em 1964, formaram a dupla e os produtores Palmeira e Alfredo Corletoo, da gravadora Continental, gostaram e contrataram os irmãos.

A primeira gravação de Os Vips foi "Tonight", em 1964, composição deles com letra em inglês, incluída no LP da Record "Reino da juventude", que reunia artistas participantes do programa de mesmo nome apresentado por Antônio Aguilar. A dupla escolheu o nome "Os Vips" inspirada no filme de 1963, "The Vips", com Richard Burton e Elizabeth Taylor, "Alta Sociedade" em português.

Foram vários os sucessos da dupla, muitos deles composições de Roberto Carlos, como "A volta", "Faça alguma coisa pelo nosso amor", "É preciso saber viver", entre outras. Gravaram também uma série de versões dos Beatles, como "Menina Linda" (I Should Have Known Better), "Coisas que acontecem" (Thigs we said today), "Obrigado garota" (Thank you girl), "Michele" e "Submarino Amarelo".

Em 1968, quando o programa Jovem Guarda foi cancelado pela TV Record, Márcio se mudou para o Rio e foi trabalhar na Som Livre, e Ronald permaneceu em Santana para montar negócios com o dinheiro ganho pela dupla. O primeiro empreendimento foi o Vip's Burguer, de 1968, que virou rede. Em 1969 inauguraram o Vip's Buffet, na Avenida Nove de Julho. Posteriormente foram vendidos.

Em 1990, um retorno da Jovem Guarda lotou o Asa Branca no Rio de Janeiro. Reunidos, gravaram um LP ao vivo pela Som Livre (“A volta”, lançado em janeiro de 1991 e que vendeu 300 mil cópias). Em 1995, foi lançado um CD quíntuplo com 29 artistas, capitaneados pelos Vips, para comemorar os 30 anos do movimento, e vendeu 3 milhões de cópias. (Para continuar, clique aqui).

................
Curti muito as canções da dupla, nos velhos tempos. E presentemente também: as músicas de Os Vips, entre outros feras da música, constam do repertório das festas de que participo semanalmente, acompanhado de minha exímia dançarina. 
Descanse em paz, Márcio Antonucci, e grato por tudo.

2 comentários:

Laura Macedo disse...

Estava comentando há pouco, com o nosso amigo Luciano Hortencio, que as músicas dos Vips são executadas por todas as bandas que tocam nas nossas "Sextas dançantes". Lamentável.
Beijos.

Dodó Macedo disse...

Realmente lamentável, querida.
Beijos.