domingo, 15 de dezembro de 2013

ECOS DA LEGALIZAÇÃO DA MACONHA


Mujica rebate crítica de dirigente da ONU 

Presidente do Uruguai, José Mujica chamou de “mentiroso” o chefe da Junta Internacional de Fiscalização de Entorpecentes, Raymond Yans, e denunciou a existência de manipulação nas exigências deste organismo antidrogas da Organização das Nações Unidas (ONU).

Mujica reagiu às declarações de Yans, que comparou o Uruguai aos piratas, “por não respeitar as convenções internacionais”, disse, após acusar as autoridades uruguaias de descartar o diálogo.

– Digam a esse velho(?!) que não se meta. Que venha ao Uruguai e fale comigo quando quiser, mas não fique jogando para a plateia – disse o presidente uruguaio, em uma entrevista a um canal de TV de seu país.

O mandatário avisou também que pedirá explicações sobre a desigualdade no trato com o Uruguai, em comparação a outros Estados, nos EUA, onde a maconha foi legalizada sem nenhum problema com a ONU.

– (Yans) Terá que esclarecer o que se passa em um montão de Estados norte-americanos em que cada um deles, apenas na capital, já supera a população que tem o Uruguai. Ou tem dois discursos, um para o Uruguai e outro para os que são fortes?

Nesta quarta-feira, o Uruguai se tornou o primeiro país do mundo onde a maconha foi legalizada, com a distribuição e a produção sob controle das autoridades. O governo, após uma longa discussão com os cidadãos uruguaios, encaminhou ao Parlamento projeto de lei, que foi aprovado por ampla maioria. Um dos principais argumentos em favor da nova Lei é o combate à violência e ao narcotráfico.

– O narcotráfico é pior do que a própria droga – afirmou Mujica. (Fone: aqui).

................
Assunto altamente complexo. Uma particularidade, p. ex., parece fragilizar o argumento de Mujica: como extinguir o narcotráfico, se outras drogas subsistem?
Nota: O "(?!)" após a palavra "velho" partiu deste blog. 

Nenhum comentário: