quinta-feira, 19 de dezembro de 2013

DESEMPREGO CAI (MAIS AINDA) EM NOVEMBRO


Taxa de desemprego cai para 4,6% em novembro, a menor desde 2002

Por Diogo Martins

A taxa de desemprego passou de 5,2% em outubro para 4,6% em novembro, de acordo com dados divulgados nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a menor taxa de desemprego desde o início da série histórica, em março de 2002, e coincide com a leitura apurada em dezembro do ano passado. Em novembro de 2012, o indicador estava em 4,9%.

O resultado do penúltimo mês de 2013 ficou abaixo da média de 4,9% apurada pelo Valor Data junto a 19 consultorias e instituições financeiras. O intervalo das estimativas era de 4,8% a 5%.


A atividade de outros serviços foi a maior geradora de empregos em novembro, apontou a pesquisa. O número de vagas criadas nesse segmento que engloba as áreas de hospedagem, alimentação e turismo cresceu 1,6% na passagem de outubro para novembro, com a geração de 67 mil postos de trabalho. 

No mesmo período, o comércio elevou seus postos de trabalho em 1,1%, com aumento de 48 mil empregos, ao passo que a construção teve alta de 1,9%, com 34 mil novos empregados. (...). (Fonte: aqui).


..............
O Brasil continua a gerar empregos, o que desaponta setores da grande imprensa, levando-os a procurar argumentos que possam  'atenuar' o impacto da 'transgressão', e a prognosticar: "A taxa do mês foi boa, é fato, mas a do próximo vai ser desastrosa!". (O prognóstico é válido para outros indicadores...). 

Nenhum comentário: