sexta-feira, 10 de maio de 2013

ÍNDIA: SISTEMA CONTROLA A POPULAÇÃO

Pedro Molina.

Índia lança ferramenta para vigiar a população

O governo da Índia lançou no último mês um sistema que monitora as comunicações dos cidadãos do país, incluindo mensagens de texto, atividade online e ligações telefônicas.

Conforme noticiado pelo Times of India, o Estado promete usar a ferramenta da Central de Monitoramento dentro dos termos da lei, apesar de não ter especificado que tipo de conversas eles pretendem monitorar e nem o que de fato estão procurando.

Foram gastos US$ 7,4 milhões no desenvolvimento do sistema, que vem sendo testado desde 2009. Ele fornece a agências de investigação, a partir de um único ponto, acesso aos rastros digitais de todos os cidadãos.

Especialistas em legislação digital disseram ao Times que a ferramenta é "capaz de um tremendo abuso". Justamente por não especificar que tipo de ação será observada. (Fonte: aqui).

................
A Índia ocupa estágio avançado em tecnologia da informação, o que, em parte, foi estimulado pelo fato de oferecer serviços a baixo custo, particularidade que determinou a preferência de empresas do primeiro mundo na terceirização de suas atividades. O país amplia a cada ano o número de internautas: em 2013 se aproximará dos 200 milhões.
Como diria o outro: nada que impressione, visto que EUA e China há tempos vêm realizando o monitoramento doméstico - havendo quem sustente que Tio Sam monitora em nível mundial a utilização de certas palavras... 

Nenhum comentário: