sexta-feira, 16 de novembro de 2012

O QUE VAI PELA EUROPA


O mapa acima destaca os níveis de desemprego entre os jovens da Europa... em maio do ano passado! Certamente havia quem julgasse que a situação chegara ao fundo do poço. Estavam enganados. Grécia e Espanha, dramaticamente.

O processo fluiu assim: o mercado global foi desregulamentado (providência iniciada por Thatcher e Reagan nos anos 80...), bancos e financeiras começaram a agir desbragadamente, ganhando montanhas de dinheiro (notadamente via derivativos), pagando bônus estratosféricos a seus Ceos e levando milhões de cidadãos a endividarem-se acima de suas possibilidades face à atribuição de valores artificiais ao patrimônio de cada um (hipotecas).

Foi então que as hipotecas foram vencendo e os titulares não puderam resgatá-las (liquidá-las), nem rolar a dívida, dado o vulto do 'bolo'. Aí, bancos e financeiras ficaram com a brocha na mão, mas, felizmente para eles, eram "grandes demais para quebrarem", ou seja, podiam até quebrar, mas levariam junto todo o mercado mundial. Seria o desastre sistêmico. O Estado, então, bancou os rombos - mesmo comprometendo suas prioriadades...

O resto da história é a sucessão de más notícias diárias.

(Ah, hoje, até o FMI reclama da "austeridade exagerada". E, enquanto isso, o mercado continua sem a regulamentação necessária...).

Nenhum comentário: