sábado, 21 de julho de 2012

GRÃ-BRETANHA RESTRINGE PUBLICIDADE DAS IGREJAS


Igrejas estão proibidas de fazer anúncios dizendo "Deus pode curar você"

Jesus pode curar qualquer doença? A Bíblia diz que sim, mas a entidade reguladora da publicidade na Grã-Bretanha está impedindo anúncios que proclamam o poder de Deus. A Advertising Standards Authority, ou ASA, disse (que) a missão Healing on the Streets [Cura nas ruas] (HOTS) está fazendo alegações falsas sobre a capacidade de curar pessoas doentes pela fé. O ASA está forçando a HOTS a mudar seu slogan de “Deus pode curar você” para “Acreditamos que Deus pode curar você”.

“Nós pedimos que o HOTS não faça afirmações explícitas ou implícitas (de) que, ao receber uma oração de seus voluntários, as pessoas podem ser curadas”, explicou o ASA, em um comunicado. ”Também dissemos para eles não citarem em seus anúncios doenças que necessitam de supervisão médica… [os anúncios] poderiam estimular falsas esperanças. Eles foram irresponsáveis”.

A tentativa de impedir a propaganda da missão ocorreu após a inglesa Hayley Stevens fazer uma queixa formal no órgão.

“Fiquei bastante preocupada com as afirmações que eles fazem sobre doenças e problemas de saúde, que este grupo parecia querer resolver apenas com uma oração”, escreveu ela em seu blog.

O motivo seria um folheto distribuído pela missão que afirma: “Deus pode te curar de qualquer doença: úlceras, depressão, alergias, fibromialgia, asma, paralisia, fobias, distúrbios do sono”.

A missão HOTS planeja apelar (da) decisão. O grupo considera “estranho” que um órgão publicitário tente impedi-los de propagar a fé cristã.

As regras sobre publicidade do Reino Unido estão entre as mais duras do mundo. ”O ASA ainda exigiu que assinássemos um documento concordando em não afirmar o que cremos. Isso é inaceitável, pois seria absurdo eles pedirem a qualquer grupo (que) não fizesse declarações sobre suas crenças religiosas ou filosóficas”, disse um representante da HOTS. ”Reconhecemos algumas das preocupações da ASA, mas há certas coisas (com) que não podemos concordar, incluindo a proibição de expressarmos nossas crenças”.

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Uma característica comum aos anúncios é que o recado seja dado de forma peremptória, categórica, dogmática: "Faça isso; isso funciona!" Mas há casos singulares, assim como temas que não deveriam ser anunciados...
O texto acima informa que o órgão regulador impõe a ressalva "Acreditamos que" - embora tal ressalva esteja implícita, dado o 'substrato' do anúncio
Uma certeza: no Brasil, imbróglios da espécie dificilmente ocorreriam: a partidarização do assunto (melhor dizendo: o fanatismo religioso convenientemente acionado) cuidaria de afastar qualquer mortal comum de tamanha heresia. Basta lembrar a campanha política de 2010.

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