quarta-feira, 18 de julho de 2012

DE OLHO MÍOPE NA INTERNET

Quando se fala em regulação da mídia (regulamentando os artigos da Constituição Federal que versam sobre comunicação), a grita é geral. A liberdade de imprensa, mesmo que desbragada e deformada, paira sobre todas as demais prerrogativas constitucionais, e fim de papo - mesmo porque, dizem os entusiastas de tal realidade, quem vai discernir judiciosamente sobre o que é desbragado/deformado  e o que é constitucional?

Mas, se o assunto é Internet, a coisa muda de figura, notadamente em face da atuação de uma tal blogosfera arguta, incisiva e desrespeitosa. Projetos de lei pipocam aqui e ali, e até, especula-se, na esfera internacional (EUA) haveria medidas "em estudo".

Observação feita por Joel Bueno em seu blog:


Censura na Internet - cala a boca, escumalha!

O jornalista José Nêumanne Pinto é um portento. Ele já mandou no Estadão e no JB e agora dá as cartas na rádio Jovem Pan, no SBT e no Jornal da Tarde. Com um currículo desses, é claro que ele é antes de tudo um democrata, defensor intransigente da liberdade de expressão.

Pois ele cansou da internet. Tem muita calúnia, muita difamação, muita mentira na rede. Ele quer uma "lei dura" para enquadrar os internautas. E garante que a net precisa de "vigilância diuturna".

Dou a maior força. Já vi coisas horríveis na internet. Um cara dizendo que o Lula tentou estuprar um companheiro de prisão. Ficha policial falsa da Dilma. Gravações de espionagem no hotel onde se hospedava o Zé Dirceu. Acusação de que a campanha do Lula recebia dinheiro de Cuba. Sequestradores filmados com camisa do PT em dia de eleição. O Lula retratado como um racista bêbado que queria forçar sua ex-mulher a fazer aborto. Uma simples bolinha de papel transformada em poderoso petardo. Incontáveis mortes de Hugo Chávez. Previsões econômicas catastrofistas, visando instigar pânico.

Como é? Nada disso é criação da internet? É tudo da grande imprensa? Desculpa, foi mal.

Nenhum comentário: