domingo, 27 de maio de 2012

SALÃO DE HUMOR DO PIAUÍ, 30 ANOS


O primeiro Salão de Humor do Piauí aconteceu em 10 de maio de 1982. Como registrei (destaque acima) no livro 'A Terra não é Toda Azul', de 2007, a ideia da criação do Salão foi levada por Kenard Kruel ao diretor-executivo da Fundação Cultural do Estado do Piauí, José Elias de Arêa Leão, e aprovada pelo então Secretário de Cultura, Wilson de Andrade Brandão.

De fato, meu compadre Kenard levou a ideia ao Zé Elias, mas atuou mesmo como porta-voz de nosso grupo de amigos, visto que acompanhávamos o Salão de Humor de Piracicaba-SP (criado em 1974 e louvado ano após ano pela mídia, especialmente O Pasquim) e outros eventos nacionais, de modo que o 'estalo' surgiu do grupo, de que faziam parte o porta-voz e o Albert Piauhy - e este escriba e o próprio Zé Elias, entre outros.

Semana passada, cumprimentei meu querido amigo Zé Elias pelos 30 anos do Salão, ao que o Menino Maluquinho, entre outras observações, assim se manifestou:

"Enquanto o Salão de Humor pertenceu à Fundação Cultural do Piauí, mesmo com a Comissão Organizadora nomeada, toda a equipe da Fundação participava do imenso trabalho. Todos queriam fazer o melhor. Acho que assim permaneceu até a criação da Fundação Nacional do Humor. Então o Salão passou a pisar no seu próprio espaço."

Zé Elias foi feliz ao compartilhar com toda a equipe sob sua coordenação o mérito pelo sucesso do Salão. Como esquecer, por exemplo, o trabalho da guerreira Luiza Vitória Figueiredo, a Sulika?

A Fundação Nacional do Humor, criada em 1987 e até há pouco dirigida por meu compadre Albert Piauhy, expandiu as ações desenvolvidas e planeja novos voos.

Parabéns a todos os que batalharam ao longo desses 30 anos, parabéns aos novos talentos que de alguma forma foram influenciados pelo Salão de Humor do Piauí, parabéns aos veteranos, parabéns à Fundação Cultural e à Fundação Nacional do Humor.

Trinta anos!

2 comentários:

Laura Macedo disse...

Teresina e o Salão de Humor do Piauí merecem uma baita comemoração pelos 30 anos.
Lembro bem que a Isabela foi gestada junto com o Salão e nos acompanhou em quase todas as edições, bem como os filhos do nosso amigo/compadre Albert Piauí -Pedro e Nane.
Agora você, Dodó, é possuidor de um recorde único: ter participado de todas as edições, mesmo quando estávamos morando fora do Piauí.
Parabéns especial a você pelo feito e ao Salão pelos 30 anos.
VIDA LONGA AO SALÃO DE HUMOR DO PIAUÍ.
Beijos amorzinho.
Laurinha.

Dodó Macedo disse...

Vida longa ao Salão, querida.
E que comentário bacana!
Beijos, lindinha.