sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

PINHEIRINHO CORRE O MUNDO

 
Um grupo de 40 brasileiros se reuniu em frente à embaixada do Brasil em Berlim, capital da Alemanha, para protestar contra o processo de desocupação da comunidade de Pinheirinho, em São José dos Campos, no interior de São Paulo. Sob um frio de cinco graus negativos, os manifestantes seguravam uma longa faixa com os dizeres “Wir sind alle Pinheirinho” - na tradução do alemão: “Todos somos Pinheirinho”. 
 
Este é o segundo protesto do tipo na capital alemã em poucos dias. Outras manifestações semelhantes devem acontecer em várias cidades do mundo, ligadas à rede “Pinheirinho Mundo Afora”, que conta com um blog e uma comunidade no Facebook.
 
Voltando ao Brasil. Clique AQUI para ver o depoimento - histórico - do defensor público Jairo Salvador, oferecido no dia 1º, na Assembleia Legislativa de São Paulo. Em 10 minutos, Jairo desmonta toda a versão oficial, divulgada pela mídia, sobre o Pinheirinho. Está tudo lá: da concessão da liminar até a derrubada das casas, passando pelo conflito de competência entre as Justiças Federal e Estadual e pelas situações vivenciadas por ele no dia da desocupação. (Fontes: ContextoLivre e LuisNassif).

2 comentários:

Anônimo disse...

Dodô
Na época da ditadura a Imprensa esta de boca fechada, mas havia O Pasquim, Opinião, etc. Hoje a imprensa com relação ao Pinheirinho e tanta coisa também está de boca fechada. A alternativa são os blogs como este seu, noticiário do Herodoto Barbero, Carta Capital. A Imprensa Alternativa é sempre necessária. Neste Brasil de hoje há muitas semelhanças com os tempos da ditadura, em se falando desta grande midia.
abraço
jão

Dodó Macedo disse...

Caro João,

O caso Pinheirinho é de uma gravidade singular. Este caso vai repercutir mundo afora, e muito. Quem sabe depois disso a chamada grande mídia dedique ao assunto a cobertura devida. É o mínimo que se pode esperar.
Um abraço.