sábado, 1 de outubro de 2011

SOBRETAXANDO A OBESIDADE


Dinamarca cria sobrtaxa para alimentos que engordam

A Dinamarca se tornou o primeiro país do mundo a introduzir uma sobretaxa para produtos e alimentos que engordam.

A partir deste sábado, produtos como manteiga, leite, queijo, pizza, carne, óleo, azeite e alimentos processados passam a pagar mais impostos se contiverem mais de 2,3% de gordura saturada.

Segundo o jornal Copenhagen Post, um pacote de 250g de manteiga sofrerá um aumento de mais de 14%, enquanto o litro do azeite de oliva custará 7% a mais. (...)

Em 2005, 11% da população dinamarquesa podia ser considerada obesa, enquanto a taxa de sobrepeso no país era de 45%. Entre os países da OCDE, esses números eram de 16% e 50%, respectivamente.

Para efeito de comparação, nos EUA, 34% da população são obesos; no México, 30%; no Brasil, 16%; na França, 11%; e no Japão, 3%, ainda de acordo com os números da OCDE Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico.

................
O Mapa da Obesidade acima, da Organização Mundial de Saúde, espelha a situação observada em 2005. Desde então, o problema da obesidade se acentuou, notadamente nos países emergentes (BRICS e outros). O percentual de obesos do Brasil - 16% - é o mesmo da OCDE, ambos superiores ao da Dinamarca. Para lembrar: 16 milhões é a quantidade de miseráveis absolutos do Brasil.

Nenhum comentário: