sexta-feira, 21 de outubro de 2011

GURIZADA, FILÃO LUCRATIVO


"Há hoje um evidente abuso na prescrição de drogas psiquiátricas, especialmente para crianças.
Crianças que têm problemas de comportamento ou problemas familiares vão até o médico e saem de lá com diagnóstico de transtorno bipolar, ou TDAH [transtorno de déficit de atenção e hiperatividade]. E é claro que tem o dedo da indústria estimulando os médicos a fazer mais e mais diagnósticos.
Às vezes, a criança chega a usar quatro, seis drogas diferentes, porque uma dá muitos efeitos colaterais, a outra não reduz os sintomas e outras as deixam ainda mais doentes.
Drogas antipsicóticas estão claramente associadas ao diabetes e à síndrome metabólica. Estamos dando veneno para as pessoas mais vulneráveis da sociedade."



(Marcia Angell, médica, professora do Departamento de Medicina Social da Universidade Harvard, EUA, primeira mulher a ocupar o cargo de editora-chefe no bicentenário 'New England Journal of Medicine' e autora de 'A Verdade sobre os Laboratórios Farmacêuticos', que desnuda o mercado de medicamentos, revelando como os laboratórios se afastaram de sua missão original de descobrir e fabricar remédios úteis para se transformar em gigantescas máquinas de marketing. A crítica acima leva em conta o cenário observado nos EUA, mas...).

Nenhum comentário: